Alongamentos para dorsal
10 exercícios para fortalecer a lombar
Nesse caso, o indicado é imergir a parte do corpo mais trabalhada em um recipiente cheio de gelo por alguns minutos (normalmente cerca de 10 a 20 minutos) logo depois da atividade física — a água gelada também pode funcionar, mas é importante que ela esteja em temperatura bem baixa.
Ao se exercitar, o cérebro começa a trabalhar, produzindo milhares de reações químicas. A atividade produz não apenas queima de gordura e aumento da musculatura, mas também ajuda todo o processo de atenção e concentração, que se prolonga além do tempo em que estamos treinando.
Na volta: cuidado com as lesões A lesão mais comum no período de retorno aos treinos é a distensão muscular. “A pessoa acha que pode voltar a treinar como treinava antes e o músculo não aguenta aquela carga e acaba rompendo a musculatura”, diz o professor.
A perda de massa muscular é natural durante o processo de envelhecimento. Inicia a partir dos 50 anos e resulta em um decréscimo anual de 1% a 2% da massa, e de 1,5% da força. Durante esse processo, mudanças no tecido muscular também ocorrem.
Sobrepeso, obesidade, elevação dos triglicerídeos, redução do HDL, aumento da circunferência abdominal, síndrome metabólica e resistência à insulina, culminam na elevação ou piora da pressão arterial sistêmica.