Contabilidade Geral A equação patrimonial é a representação quantitativa do patrimônio de uma entidade. Se o passivo suplantar o ativo, tem-se a seguinte equação: a) Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. b) Ativo + Passivo a Descoberto = Passivo.
Conforme evidenciado, para se conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa, precisamos somar os bens com os direitos e desse total, subtraem as obrigações. O resultado obtido será a riqueza líquida. Em alguns casos os somatórios dos bens mais direitos superam o valor das obrigações.
Considerando que o balanço patrimonial é composto por bens, direitos e obrigações, é correto afirmar que a equação básica patrimonial da contabilidade que não se modifica é 1. ... Ativo + Direitos = Patrimônio Líquido (PL).
Balanço patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, em uma situação estática. ... Este Balanço registra os Bens, Valores e Créditos Patrimoniais, assim como as Dívidas e Outras Obrigações e desta forma estática proporciona conhecimento do patrimônio da União ao administrador público.
Equação patrimonial é uma representação quantitativa do patrimônio de uma empresa. Também é conhecida como equação contábil básica ou equação fundamental da contabilidade, dada a sua importância para a área. Entenda-se patrimônio como tudo aquilo que a empresa tem (bens e direitos) e tudo que ela deve (obrigações).
Como dissemos anteriormente, o patrimônio de uma organização é composto de bens, direitos e obrigações. Os componentes do Patrimônio são os Bens, Direitos e Obrigações. Enquanto os bens e direitos são considerados ativos, as obrigações são consideradas o passivo de uma entidade.
O principal objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio das empresas. Neste cenário, a fórmula que representa a equação fundamental do patrimônio liquido é: ATIVO - PASSIVO = PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
Situação patrimonial inconcebível é quando a situação líquida é maior que o ativo, ou seja, não tem como o Patrimônio Líquido ser maior que todo o Ativo.
Outra maneira de realizar o cálculo do patrimônio líquido é calcular a diferença existente entre o ativo total e o ativo exigível. Para isso, basta fazer uso da seguinte equação: “Patrimônio Líquido – Ativo – Passivo”. – Resultado do Valor do patrimônio líquido: vinte mil reais.
Situação Patrimonial Líquida POSITIVA: quando os bens e direitos excedem o valor das obrigações exigíveis. ... Situação Patrimonial Líquida NEGATIVA (passivo a descoberto): quando os bens e direitos forem menores que as obrigações exigíveis.
Resposta: Explicação: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido –> Indica uma situação de normalidade da empresa, pois o conjunto de bens e direitos supera as obrigações (há PL positivo). É uma situação favorável, positiva ou superavitária.
2ª) Situação Líquida Plena ou Propriedade Total dos Ativos. Geralmente ocorre no início das atividades da empresa e no en- cerramento de suas operações. Nesse último caso, após o pagamento de todas as dívidas e antes da partilha do ativo remanescente entre os sócios.
Quando uma empresa apresenta um patrimônio líquido negativo, estamos falando de um cenário onde os prejuízos acumulados superaram os recursos aportados pelos sócios da empresa e os lucros acumulados. Em outras palavras, significa que está operando com recursos de terceiros, geralmente empréstimos.
p/l negativo: uma empresa que detém um preço por lucro negativo pode apontar que a companhia deixou de entregar lucros efetivamente, assim, a ação com o p/l negativo pode ser interpretada pelos investidores, como uma ação sem confiança no mercado financeiro.
Assim, será possível calcular o valor do PL pela diferença entre o ativo total e o passivo exigível, tal como na fórmula patrimônio líquido = ativo – passivo.
Recebimento de duplicatas. Compra de mercadoria a prazo. Pagamento de duplicatas.