A natureza pode ser um como recurso pedagógico na Educação Infantil? ... O espaço que pode ser utilizado nas atividades da Educação Infantil estimula os alunos a inventarem, inovarem, explorarem o local de outra maneira, dar novos significados ou inserir os materiais encontrados na Natureza em outro contexto.
O estudo dos fenômenos naturais ajudam a entender as suas causas, a sua importância e previnir a população para que não sejam pegos de surpresa em meio a catástrofes naturais.
IBGE - Desastres naturais atingiram 40,9% dos municípios do país nos últimos anos. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que 40,9% dos municípios brasileiros sofreram, nos últimos cinco anos, pelo menos um desastre natural.
Os fenômenos naturais podem afetar a operação dos sistemas de saúde de forma direta, provocando danificação nas instalações, interrupção de serviços básicos, destruição de vias de comunicação e um número inesperado de mortes e enfermidades, excedendo a capacidade de atenção da rede de serviços (OPAS, 2003).
Os riscos naturais, são, fundamentalmente, fenómenos que podem produzir danos e estão associados à evolução da Terra ao longo dos tempos. Esta é a denominação usada para fazer referência aos riscos que não podem ser facilmente atribuídos ou relacionados com a acção humana.
Risco é uma possibilidade de dano, não significa desastre. O desastre é um risco que se concretizou, sendo que sua intensidade depende de condições de vulnerabilidade em interação com as ameaças. Essa charge mostra uma situação de risco, porque reúne elementos de ameaça e vulnerabilidade.
Conheça aqui quatro passos para minimizar os riscos no caso de uma catástrofe.
2006; Marcelino, 2008). Os desastres naturais podem ser ainda originados pela dinâmica interna e externa da Terra. Os decorrentes da dinâmica interna são terremotos, maremotos, vulcanismo e tsunamis. Já os fenômenos da dinâmica externa envolvem tempestades, tornados, inundações, escorregamentos, entre outros.
Ações integradas entre comunidade e universidade são fundamentais para que os efeitos dos desastres naturais sejam minimizados. A universidade deve contribuir na compreensão dos mecanismos dos desastres naturais através do monitoramento, diagnóstico e modelagem.