Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". ... Assim, o "povo", como categoria abstrata, é colocado no centro da ação política, independentemente dos canais típicos da democracia representativa.
O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado pelos presidentes: Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.
A Quarta República, também conhecida como República Populista (nome que caiu em desuso entre os historiadores) e República de 46, foi um período iniciado em 1946, com a posse de Eurico Gaspar Dutra, e finalizado com o Golpe Civil-Militar que deu início à Ditadura Militar.
Como exemplo da pluralidade de ideias desse período e de seu discurso populista, Vargas conseguiu: ao mesmo tempo, ser considerado o “pai dos pobres” e a “inimigo dos ricos”. ao mesmo tempo, ser considerado o “pai dos pobres” e a “mãe dos ricos”.
Trabalhismo, lato sensu, é o conjunto das doutrinas sobre a situação econômica dos trabalhadores. Stricto sensu, é a denominação dada a uma vertente política surgida na Inglaterra a partir de questões relacionadas à defesa de interesses políticos e econômicos levantadas por alguns setores do movimento operariado.
Continuou excluindo os trabalhadores rurais dos direitos trabalhistas conquistados pelos trabalhadores urbanos na primeira metade da década de 1940; Criou mecanismos que davam ao governo a possibilidade de restringir o direito à greve do trabalhador.
A politica externa brasileira no governo Dutra foi de aproximação com os Estados Unidos e com outras potências ocidentais, cujas diretrizes econômicas que apoiaram a importação de produtos maquinários, o que ia de encontro com o que queriam os norte-americanos.
Devido a grandes greves e paralisações, a relação do governo Dutra com os movimentos sindicais foi de negociar com os sindicalistas para chegarem em um acordo em comum, o que ocorreu utilizando-se do Ministério do Trabalho.
Seu objetivo era estimular o desenvolvimento de diversos setores, entre eles: Saúde, Alimentação, Transporte e Energia, daí surgindo a sigla SALTE. ... O impacto na sociedade brasileira foi o estabelecimento de estratégias de combate a inflação, coordenando os gastos públicos que deram origem ao Plano SALTE.