EQST

O Que O Governo Geral?

O que é o governo geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548. Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. ... Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.

Qual é a função do governo geral?

Governador-geral é o funcionário administrativo supremo de uma grande área. O cargo foi utilizado primeiramente no contexto do colonialismo, quando o governador-geral era o representante máximo da autoridade administrativa da potência colonial, às vezes com competências de um vice-rei.

O que aconteceu com as capitanias hereditárias com a implementação do governo geral?

Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias . Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.

Quais as capitanias hereditárias?

Entre 1534 e 1536 , foram distribuídas 14 capitanias: 1- Primeira do Maranhão , doada a João de Barros e Aires da Cunha ; 2- segunda do Maranhão , a Fernando Alvares de Andrade ; 3- Ceara , Antônio Cardoso de Barros ; 4- Rio Grande , a João de Barros ; 5- Itamaracá , a Pêro Lopes de Sousa ; 6- Pernambuco ou Nova ...

O que era capitanias hereditárias e porque não deu certo?

O sistema não funcionou muito bem. Apenas as capitanias de São Vicente e Pernambuco deram certo. Podemos citar como motivos do fracasso: a grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), a falta de recursos econômicos e os constantes ataques indígenas.

Qual foi o resultado das capitanias hereditárias?

Resposta. Resposta: As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D.

Quem decidiu adotar o regime de capitanias hereditárias?

1) (Fatec-SP) Não tendo capital necessário para realizar a colonização do Brasil, pois atravessava uma série crise econômica, Portugal decidiu adotar o sistema de capitanias hereditárias. ... De fato, podemos ver que o sistema de capitanias hereditárias vinha responder a uma série de demandas do governo português.

Quais capitanias hereditárias fracassaram?

Resposta. Apenas as capitanias de São Vicente e de Pernambuco prosperaram, o resto fracassou. Razões: -Os donatarios não queriam sair de portugal para viver no brasil.

Qual a importância das capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa da Coroa portuguesa de organizar a ocupação e colonização do Brasil. O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania.

Qual a importância das capitanias hereditárias para a formação do território brasileiro?

-Escravizar os índios, obrigando-os a trabalhar na lavoura. Também podiam enviar índios como escravos para Portugal, até o limite de 30 por ano. -Receber a vigésima parte dos lucros sobre o comércio do Pau-Brasil. -O donatário era obrigado a entregar 10% de todo o lucro sobre os produtos da terra ao rei de Portugal.

O que foi a administração do Brasil chamada de capitanias hereditárias?

As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. ... Estas pessoas que recebiam a concessão de uma capitania eram conhecidas como donatários. Tinham como missão colonizar, proteger e administrar o território.

O que eram e como funcionavam as capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534.

Como ficaram as Capitanias a partir de 1821?

Em 1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que conservam até os dias atuais. Os limites territoriais do Brasil, definidos em 1904, valem ainda hoje. A divisão dos estados, porém, sofreu mudanças. Fonte: Adaptado de Manoel Maurício de Albuquerque e outros.

Quais eram os direitos e deveres de um donatário?

Direitos e Deveres dos Donatários Criar vilas e distribuir terras a quem deseja-se cultiva-las. Exercer plena autoridade no campo judicial e administrativo, podendo inclusive autorizar pena de morte. Escravizar os índios, obrigando-os a trabalhar na lavoura.

Quais eram os deveres de um donatário?

- Desenvolver a colonização dos territórios. - Combater tribos indígenas que dificultavam a colonização do Brasil. - Fundar vilas na colônia. - Fiscalizar as ações econômicas na capitania, com o objetivo de garantir o monopólio da coroa no comércio colonial e na exploração de pau-brasil.

Quais eram os direitos e deveres?

Direitos• Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos da Constituição. Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos.

Qual era a função do capitão donatário nas capitanias?

Ele basicamente era o dono de uma capitania, ficava encarregado de recolher impostos e estabelecer a "lei". mas vale lembrar que não havia lei como conhecemos na constituição, ou seja, os senhores do engenho tinham poder sobre a vida de todos os que viviam no engenho, as "leis eram mais pra controle de impostos e etc.

Quem é o donatário na doação?

Donatário é uma das partes do contrato de doação; aquele que recebe o bem. É a contraparte do doador, aquele que entrega o bem. Vale a pena recordar que a doação é o contrato em que uma pessoa, sem ter obrigação nem exigir retribuição, transfere a propriedade de um ou mais bens para outra.