3 – As principais doenças crônicas no Brasil
Saiba quais são as categorias de risco clínico (doenças crônicas) com indicação para receber a vacina contra a gripe em 2018:
Diabetes mellitus - DM O DM é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas.
Doenças e agravos não transmissíveis (DANT) são doenças ou agravos cuja etiologia não está diretamente relacionada a um agente biológico, mas a múltiplas causas de origem física, social, econômica e ambiental.
Entende-se, aqui como agravos a saúde os danos a integridade física, mental e social dos indivíduos, provocados por doenças ou circunstancias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas e lesões auto ou heteroinfligidas.
A Hipertensão Arterial, o Diabetes, Cânceres e as Doenças Respiratórias Crônicas representam as principais Doenças Crônicas não Transmissíveis. Consideradas silenciosas, por se desenvolver ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil.
Resposta. Resposta: As doenças não transmissíveis são doenças que não são transmitidas de pessoa para pessoa. As doenças transmissíveis são doenças que se transmitem de pessoas para pessoas.
Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis
As doenças não contagiosas são aquelas que não podem ser transmitidas por outras pessoas, ou seja,são doenças não-infecciosas e doenças crônica.
Uma doença não transmissível não é uma doença que é causada por algo patógeno em si, apesar de algumas destas, especialmente neoplasias, já estarem sendo associadas a microorganismos específicos. A expressão doença transmissível pode ser sintetizada como doença cujo agente etiológico é vivo e é transmissível.