O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH varia entre 1,5 e 2, mas em indivíduos com gastrite ele fica ainda mais ácido. O pH é a escala que determina a acidez e vai de 0 a 14, em que 0 é o mais ácido e 14 o mais alcalino.
O ácido clorídrico proporciona o ambiente altamente ácido necessário para a pepsina decompor as proteínas.
Para manter-se saudável, o organismo precisa preservar a alcalinidade do sangue. O pH de uma pessoa saudável encontra-se na faixa de 7.
Também pode-se medir o pH do solo/substrato dissolvido na água destilada – que é um método bem mais preciso.
O organismo trabalha, constantemente, para manter o pH do sangue entre 7,3 e 7,4 (levemente alcalino). Este pH permite que as células consigam armazenar nutrientes em proporções adequadas para que elas realizem suas funções - como, por exemplo, a preservação dos ossos e músculos.
Deve espremer 10 gotas de limão num copo de água morna e beber de seguida, sem adicionar açúcar. Deve ingerir esta bebida em jejum, cerca de 30 minutos antes de tomar o pequeno-almoço. Essa mistura ajuda a limpar o intestino de toxinas, eliminando o excesso de gordura e de muco que se acumula nesse órgão.
A febre do “limão alcalinizante” invadiu os meios de comunicação! A receita é simples: tomar pela manhã, em jejum, quatro limões espremidos em água morna. O resultado: sangue mais alcalino, o que fortaleceria sobremaneira nosso sistema imunológico, além de nos deixar mais dispostos!
“O ácido cítrico do limão é em torno de 5 a 7% e, quando livre, ao ser ingerido é oxidado e se comporta como um “alcalinizante”. Ou seja, é um neutralizante da acidez interna, estabilizando o pH do sangue”, explica a nutricionista Jessica Ferreira, especialista em nutrição esportiva e doenças cardiovasculares.
Assim, quando ingerimos o limão, ele aumenta a quantidade de íons H+(aq) no estômago e o equilíbrio é deslocado no sentido de consumir os íons H+(aq) , que são os que caracterizam a acidez (quanto mais íons hidrogênio, mais ácido o meio).
Os limões contêm ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. A doença ocorre apenas quando quando o PH está ácido. Beber limão com água regularmente ajuda a baixar a acidez do corpo.