EQST

O Que Arte Erudita E O Que Arte Popular?

O que é arte erudita e o que é arte Popular?

Explicação: A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade. ... A arte erudita é encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valor artístico e qualidade estética. A arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo.

Quais são os apreciadores da arte erudita?

➢ Entre alguns artistas que são homenageados com o seu nome na história cultural de um povo podemos citar: Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci , Michelangelo, Salvador Dalli , Pablo Picasso , Cândido Portinari , Di Cavalcanti , Tarsila do Amaral entre outros .

Quais são os tipos de dança erudita?

Resposta. Resposta: o balé clássico, a dança moderna e a dança contemporânea.

O que é ser uma pessoa erudita?

substantivo masculino Aquele que tem um excesso de cultura e de conhecimento, geralmente conseguidos através da leitura. adjetivo Em que há ou expressa erudição: indivíduo erudito. Particular dos intelectuais, estudiosos, cultos: congresso erudito. Designação de música clássica: música erudita.

O que é erudito e popular?

O erudito é aquele que se comunica pela forma escrita, se em sua criação, replicação ou leitura; enquanto o popular é aquele cuja comunicação oral é primordial em sua aprendizagem e apresentação – me interessa definir as distinções dessa maneira.

O que são formações musicais eruditas?

Música Erudita é uma manifestação artística estabelecida de forma escrita mediante combinação dos sons em seus elementos primordiais – altura, duração, timbre e intensidade. Uma criação registrada em partitura. ... Música erudita então é aquela realizada por músicos alfabetizados musicalmente.

O que é a música erudita brasileira?

Hoje iniciamos com a Música Brasileira Erudita! Que transita em sua comunicação por partitura – do compositor para o instrumentista ou cantor. Tradição escrita surgida em ambiente sacro, eclesiástico, europeu a partir do século X, e primeiramente introduzido por eclesiásticos do mesmo modo no Brasil colonial.

Qual é a origem da música erudita?

Comumente chamada de clássica, a música erudita é definida como oposta à popular, caracterizada por um processo de composição mais sofisticado e por ser escrita em partituras. Sua história tem início na Europa do século 07, com origem na música litúrgica cristã.

Como podemos classificar a música erudita?

A Música erudita ou clássica é bem difícil de se definir. De uma forma mais geral, pode-se afirmar que ela abrange toda forma musical admitida nas academias, pesquisada e interpretada no âmago das convenções e dos cânones previamente determinados pelos historiadores da música.

Qual é a origem da música clássica?

A música clássica surgiu na Europa pra divertir reis e rainhas por volta dos anos 1500. Além disso, era bastante usada também em cerimônias religiosas! E mais ou menos 200 anos depois, em 1700, começaram a aparecer as primeiras orquestras da história!

Qual a principal característica da música erudita?

A música erudita, também conhecida como música clássica, em termos gerais, é aquela cujo compositor possui controle máximo das ações e expectativas do fazer musical. Neste estilo, aspectos sonoros como altura, duração, intensidade e timbre são controlados à risca e de forma harmoniosa.

Quais são as principais características da música clássica?

Ênfase na beleza e na graça da melodia e da forma, proporção e equilíbrio , moderação e controle; refinada e elegante no caráter, com a estrutura formal e a expressividade em perfeito equilíbrio.

Qual a importância da música erudita?

Segundo os pesquisadores, a música clássica é uma ajuda eficaz para o sono porque usa ritmos e padrões tonais que criam um clima meditativo e ondas cerebrais lentas. As peças mais eficazes para fazer os pacientes dormirem foram as obras de Brahms, Handel, Mozart, Strauss e Bach.

Qual o efeito da música no cérebro?

Quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas: movimento, memória, atenção, emoção... Diversos estudos já mostraram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como "hormônio do prazer".

O que é a música clássica?

Muitas pessoas chamam de clássica a música tradicional ou antiga do seu país. Entretanto, no mundo ocidental, é costume utilizar essa expressão para se referir à música erudita. A música clássica é considerada mais elaborada que a música popular. Ela pode ser tocada por orquestras, que são conduzidas por maestros.

Qual a diferença entre a música clássica e erudita?

São diferenças pontuais, o termo Música Erudita se trata de uma composição musical totalmente escrita. ... Música Clássica é um termo que utilizamos no cotidiano como sinônimo de música erudita.

Qual é a diferença entre a execução da música erudita e da eletroacústica?

A música eletroacústica surgiu no final da década de 1940 co mistura de conceitos franceses e alemães e atualmente é praticada em vários países. ... A erudita ou clássica é a que é produzida nas tradições da música secular; música de concerto que utiliza partituras para que os músicos executem a mesma.

Qual a diferença entre música clássica e contemporânea?

Não existe diferença entre as duas , são o mesmo estilo de música...o que aconteçe é que a música erudita é popularmente conhecida e chamada de música clássica...