Os componentes químicos da célula são classificados em inorgânicos (água e minerais) e orgânicos (ácidos nucléicos, carboidratos, lípides e proteínas). Deste total, 75 a 85% corresponde a água, 2 a 3% sais inorgânicos e o restante são compostos orgânicos, que representam as moléculas da vida.
O composto orgânico é um adubo de uso rotineiro nas propriedades orgânicas, especialmente nas de pequeno porte. Apresenta-se como excelente forma de aproveitamento dos restos vegetais e animais oriundos da atividade agropecuária. Ele pode ser elaborado apenas com resíduos vegetais ou em mistura com resíduos animais.
Listamos 5 passos simples para você começar a fazer compostagem doméstica:
Para tirar o melhor proveito de tudo isso, você pode escolher usar o adubo de duas maneiras: numa plantinha nova ou numa planta que já tem em casa. Distribuir uma camada fina de Composto Orgânico em cima das plantas que você já possui em vasos é a possibilidade mais fácil.
Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete, cubra com terra e adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados. Em seguida, cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto.
Coloque uma fina camada de terra no fundo do pote. Coloque as cascas trituradas. Ele utiliza liquidificador, mas nesse caso use pouca água, ou coe assim que triturar. E jogue terra suficiente para cobrir as cascas.
Jéssica, cascas de frutas, verduras e legumes podem virar adubo se antes forem picadas e deixadas em composteira (veja como fazer uma super fácil aqui) por cerca de seis meses ou em minhocário pela metade do tempo.
Passo a passo. Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes, cubra com um pouco de terra e adicione as cascas de legumes e frutas já triturados - você pode batê-los no liquidificador, mas escorra o excesso de água antes de colocar as cascas no pote de sorvete.
4. Cascas de banana. Rica em fósforo e potássio, importantes para as plantas. Pode ser picada em cubinhos ou batida no liquidificador e misturada à terra.
As cascas podem ser reutilizadas em pães, geleias, saladas sucos bem como chás e bolos. São ótimas opções que ajudam no controle dos níveis de açúcar assim também na gordura presente no sangue. Além disso, auxilia no funcionamento do intestino. Uma dica é fazer raspadinhas ao preparar suco de limão ou de laranja.
É necessário fazer uma seleção adequada dos restos que podem virar adubo: cascas de maçã, banana, chuchu, abóbora e praticamente todas as frutas e legumes podem virar adubo. Cascas de ovo, pó de café, pétalas de flor e até água que foi utilizada para cozinhar legumes também podem compor o adubo orgânico caseiro.
Resposta: Porque esse "resto" entra em decomposição e com isso a planta morta passa os nutrientes que tinha para o solo, nutrindo ele.
Adubo Orgânico: são adubos obtidos por meio de matéria de origem vegetal ou animal, como esterco, farinhas, bagaços, cascas e restos de vegetais, decompostos ou ainda em estágio de decomposição. Esses materiais sofrem decomposição e podem ser produzidos pelo homem por meio da compostagem.
Como reproduzir a ixora-rei ou africana Plante as estacas em substrato para mudas misturado a húmus de minhoca em partes iguais, e mantenha em local levemente sombreado até que surjam as primeiras folhas novas, quando sua muda já poderá ser transferida, aos poucos, para ambiente ensolarado.