No ombro, os tendões mais comumente inflamados são os tendões do manguito rotador (supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor) e o tendão da cabeça longa do bíceps.
Repositório UFMG: Alterações no ritmo escápulo-umeral e síndrome do impacto: uma revisão da literatura. Abstract: A análise do ritmo escápulo-umeral é fator fundamental na prática clínica da fisioterapia para avaliar desordens relacionadas ao complexo do ombro.
O movimento de flexão do ombro acima de 90º é um dos que mais se relacionam à lesão do manguito rotador levando a síndrome do impacto. Dessa forma, esse mecanismo de lesão está bem evidente em duas fases de movimento no basquete.
A síndrome do impacto (SI) no ombro ocorre quando o espaço normalmente estreito entre o acrômio e o manguito rotador (conjunto de quatro tendões) com a bursa subacromial – membrana que age como amortecedor e lubrificante para diminuir o atrito entre o tendão e o osso – fica ainda menor e causa irritação e inflamação ...
A Síndrome do Ombro Doloroso (SOD) é caracterizada por dor e limitação funcional decorrente do acometimento de estruturas estáticas e dinâmicas do ombro, como ligamentos, cápsula e músculos(2). A dor no ombro é uma das queixas mais comuns e incapacitantes do sistema musculoesquelético na população em geral(3).
Comumente, a dor no ombro é quando os tendões são acometidos inicialmente por uma inflamação. Os tendões ficam inflamados ou danificados, configurando, assim, uma condição chamada de tendinite do manguito rotador. A dor no ombro por tendinite pode ocorrer por: Desgaste natural devido ao envelhecimento.
Como tratar: é muito importante fazer sessões de fisioterapia para tratar a inflamação dos tendões. Além disso, aplicar compressas geladas e passar pomadas anti-inflamatórias também ajuda a aliviar a dor. Veja mais sobre o tratamento da tendinite no ombro.
A tendinite consiste numa inflamação dos tendões que pode ser causada por esforços repetitivos. A tendinite no ombro, cotovelo ou braço pode gerar sintomas como dor na região que pode irradiar para o braço, dificuldade em realizar movimentos com o braço, fraqueza no braço e sensação de fisgadas ou cãibras no ombro.
O que fazer: é indicado fazer repouso, aplicar de gelo e fazer sessões de fisioterapia, sendo que o ortopedista também poderá indicar o uso de anti-inflamatórios, como cetoprofeno, para aliviar a dor ou, em casos em que não há melhora, pode ser necessária a realização de um tratamento cirúrgico.
Anti-inflamatórios Os anti-inflamatórios, como diclofenaco (Voltaren, Cataflam), nimesulida (Nisulid) ou cetoprofeno (Profenid) em comprimido, injetável ou gel, são prescritos pelo clínico geral ou ortopedista, pois ajudam a reduzir a inflamação e a dor.
Existem vários remédios e métodos caseiros que podem ser usados para aliviar as dores musculares, ou mesmo tratá-la, e incluem:
Os sintomas da tendinite no ombro, braço ou antebraço incluem: Dor num ponto específico do ombro ou antebraço, que pode irradiar para o braço; Dificuldade em realizar algum movimento com o braço, como levantar os braços acima da cabeça e dificuldade em segurar objetos pesados com o braço afetado.