Tendo como base na Geometria, Eratóstenes concluiu que esse ângulo era o mesmo formado entre as duas cidades, tendo como referência o centro da Terra. Considerando esse ângulo e uma volta completa em uma circunferência (360º), o astrônomo chegou a relação de 1/50 da circunferência terrestre.
Ele descobriu que ao meio-dia, em uma certa cidade do Egito, o Sol estava sempre acima da sua cabeça. Mas em outra localidade, o Sol não subia tanto naquela exata hora do dia. Eratóstenes conhecia a distância entre as duas cidades, mediu a altitude do Sol em cada uma ao meio-dia, e aplicou um pouco de trigonometria.
Estendendo os raios do sol (imaginariamente) até o centro da Terra, obteve os ângulos correspondentes. ... Depois, só teria que multiplicar esse número por 50 para descobrir a medida do contorno de toda a Terra. Eratóstenes descobriu que a distância entre Alexandria e Siena era de 5.
O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos desse conjunto celestial e satélites associados giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332.
A nossa Lua é o único corpo celeste a receber seres humanos. O seu diâmetro é de aproximadamente 3.
384.
O Sol e a Lua exercem atração sobre a Terra, mas a influência lunar é maior, pois a Lua está mais próxima da Terra. A influência da Lua sobre a Terra movimenta as águas, provocando as marés. ... À medida que a Terra gira e a Lua se move ao redor dela, as marés também mudam.
Embora a estrela de 7,1 bilhões de anos seja menor e menos massiva que o Sol, o planeta é 5 vezes o tamanho da Terra.
Bilhões de corpos de formato irregular, a maioria do tamanho de uma pedra e uns poucos com centenas de quilômetros de diâmetro, giram em torno do Sol na região compreendida entre as órbitas de Marte e Júpiter. Eles compõem o que se convencionou chamar cinturão de asteroides.
20.