Sentar corretamente, além de evitar as dores nas costas, previne a hipercifose – corcunda. Também ajuda a amenizar as dores causadas pela tendinite, hérnia de disco e artrose.
Este stress mecânico promove a formação de mais tecido ósseo, traduzindo-se em alterações da orientação vertebral no sentido de promoção de uma postura com curvaturas aumentadas”, continua o investigador. Concluindo, “existe uma relação entre o osso e a postura.
Em uma postura adequada, nosso corpo consegue distribuir as cargas de maneira equilibrada e conservar energia. Quando temos uma má postura, sobrecarregamos o nosso corpo, desencadeando dores e alterações na coluna, por exemplo. A boa postura evita problemas, como dores nas costas e desvios na coluna.
A postura correta melhora a qualidade de vida porque diminui a dor nas costas, aumenta a autoestima e ainda diminui o volume da barriga porque ajuda a conferir um melhor contorno corporal.
Boa postura refere-se, principalmente, ao alinhamento do nosso corpo de maneira que nossos ossos, músculos e articulações consigam garantir nossa sustentação e movimento sem que sejam afetados negativamente.
5 dicas para alcançar a postura correta
Importância de uma boa postura corporal Mantém os ossos e articulações alinhados corretamente, para que os nossos músculos sejam empregados corretamente. ... Ajuda a prevenir a tensão muscular, transtornos de uso excessivo e até dores nas costas e nos músculos.
Mantenha uma postura ereta na cadeira mantenha o pescoço reto e os ombros relaxados; mãos, punhos e antebraços devem ficar em linha reta em relação ao teclado; encoste a lombar na cadeira completamente e deixe a coluna reta com os ombros levemente para trás; não cruze as pernas.
Seu corpo em sua melhor postura favorece a harmonia dos músculos e curvas aparentando um corpo mais bonito e saudável. Quando atingimos a postura correta evitamos que os músculos se contraiam e isso favorece nossa oxigenação também. Manter uma postura adequada durante as atividades cotidianas é fundamental.
«A má postura pode causar além de dor nas costas várias doenças, como enxaquecas, pedra nos rins, aquela ''barriguinha'' saliente e até varizes.» No entanto, saiba que é possível prevenir a lesão musculoesquelética tendo alguns cuidados no seu dia-a-dia.
Os estudos afirmam que a emoção e a atitude mental têm efeitos profundos sobre o sistema nervoso, e isto é refletido de várias maneiras no ser humano, sendo uma delas a postura corporal. A alegria, a felicidade e a confiança são estimulantes e refletem uma atitude alerta, nas quais predominam as posições de extensão.
Além disso, nos casos mais simples de má postura no trabalho, podem surgir dores de cabeça, lombalgia, cervicalgia, bem como, o surgimento sintomas como sensação de cansaço persistente e distúrbios do sono.
Consequências da má postura A má postura pode acarretar alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e a lombar. A inversão da curvatura nessas regiões são os problemas mais encontrados, além de poder desencadear dores geralmente difusas e que se espalham para os ombros.
“Esse é um jeito de você tentar minimizar os efeitos que a vida moderna traz”, explica o médico.
Conheça as doenças causadas pela má postura no trabalho
As principais lesões causadas pela má postura
As principais alterações posturais na população infanto-juvenil são:
Desvios Posturais - Lordose, Cifose e Escoliose - Clínica em São Paulo.
A lordose pode provocar dor e parestesias (formigamento) em diversas regiões do corpo além de dificultar os movimentos. Apesar de ter diversas causas, a lordose nem sempre vai necessitar de tratamento médico, pois pode não causar transtornos aos pacientes.
Ele pode ser causado por: