Esta borda dentada também não está ali por acaso. Na verdade, é uma ferramenta de traço para ajudar a medir e marcar. Se você não tem um lápis à mão, pode marcar a medida com a própria fita de medição movendo a parte dentada de um lado para o outro!
Para melhor entendermos, veja abaixo a regra para interpreta os valores de medição:
Olhe para as linhas sem identificação em uma régua métrica. As linhas pequenas não numeradas na trena que se enquadram entre as numeradas devem representar milímetros. Observe que cada 1 centímetro é igual a 10 mm.
Com a trena apoiada na prateleira inferior basta puxar a fita de medida até encostar na prateleira superior. Medição interna com a trena. A medição indicada na fita foi de 20,5 cm então a medida real vai ser a soma a medição da fita que foi 20,5 cm, mais o tamanho do copo indicado na trena que é de 8,8 cm.
Medidas da trena A nossa medida é representada na parte inferior da fita, em centímetros, e suas subdivisões, os milímetros. Já a medida inglesa fica na parte superior. Notou os números mais espaçados? Esses são as polegadas, representadas por (in) ou duas plicas (“).
Meça do chão até a marca com uma fita métrica. Mantenha a fita rente contra a parede. Se a sua fita for muito curta para medir a sua altura inteira, meça o máximo possível e faça uma marca nesse ponto. Anote a medida.
Leitura da escala principal na parte de polegada dos valores que estão à esquerda antes do zero do nônio de polegada: temos 7 traços, como cada divisão vale 1/16, então (1/16) x 7 = 7/16.
CUIDADOS COM O PAQUÍMETRO
O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada. Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).
Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro . Em seguida, você deve contar os traços do nônio até o ponto em que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.
Como é feita a leitura no micrômetro O objeto a ser medido deve ser colocado entre o pistão e o suporte. Ao girar o controle do pistão, deve-se tocar no objeto e ouvir três cliques. Após, deve-se adicionar a trava, enquanto o objeto ainda está no instrumento e depois tirar o objeto para fazer a leitura da medida.
➢A conversão de milímetro em polegada fracionária é feita dividindo-se o valor em milímetro por 25,4 e multiplicando-o por 128. O resultado deve ser escrito como numerador de uma fração cujo denominador é 128. Caso o numerador não dê um número inteiro, deve-se arredondá-lo para o número inteiro mais próximo.
O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1m2. Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros.
Segure uma régua, trena ou fita métrica ao lado da garrafa e alinhe o marco zero com o nível presente de água. O zero em sua escala deve estar nessa altura. Caso tenha optado por deixar o cascalho de lado e colocado o pluviômetro dentro de um vaso de plantas, não haverá qualquer água em seu interior.
As chuvas podem ser medidas de várias formas. A mais simples é usando um pluviômetro convencional. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado. Quando a gente diz que teve uma chuva de 200 milímetros, em 24h, significa que 200 litros d'água caíram num metro quadrado.
O professor de matemática Aliomar Santos explica como o pluviômetro funciona: “O bocal capta a chuva que está caindo. Essa água vai se armazenando no interior. Feita a coleta da chuva, que caiu em um determinado tempo, nós fazemos a medição. ... Significa jogar em um metro quadrado de solo 8.
Volume de chuvas é calculado por meio de um aparelho chamado pluviômetro, usado para identificar o quanto é captado de água em um espaço de um metro quadrado.
O total pluviométrico é uma medida em milímetros, resultado do somatório da quantidade da precipitação de água, neve ou granizo num determinado local durante um dado período de tempo. Para se medir, utiliza-se um instrumento chamado pluviômetro.
adjetivo Relativo à pluviometria, à medição da quantidade de chuva que cai num local durante um período determinado.
Índice pluviométrico O índice pluviométrico refere-se à quanfidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. ... saema/indice- pluviometrico.
A altura pluviométrica, normalmente representada pelas letras h ou P, é a medida da altura da lâmina de água de chuva acumulada sobre uma superfície plana, horizontal e impermeável. Esta altura é, normalmente, expressa em milímetros e determinada pelo uso de aparelhos denominados pluviômetros.
Como se calcula o índice pluviométrico de determinada região? Para calcular esse índice, é necessário ter estações meteorológicas espalhadas com um aparelho chamado pluviômetro. Com o resultado das medições desse equipamento, podemos chegar à média de precipitação observada na região analisada.
Os climogramas representam a dinâmica climática de uma dada região ao longo do ano. Trata-se de um importante tipo de gráfico para a compreensão da dinâmica atmosférica. Os climogramas são gráficos utilizados para representar as variações climáticas de uma determinada região ao longo do ano.