As paratireóides apresentam-se como 2 pares de glândulas ovóides que pesam cerca de 140 mg no homem. Estão localizadas na face posterior na Tireoide. A função destas glândulas está intimamente relacionada com o metabolismo do cálcio e do fósforo.
A tireoide é uma importante glândula do sistema endócrino. Apresenta o formato de uma borboleta e sintetiza dois hormônios: a T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), os quais atuam no metabolismo. Para a síntese desses hormônios, a tireoide requer iodo.
No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que se bifurcam e fundem-se aleatoriamente. Já no tipo vesicular, as células formam vesículas preenchidas por secreção. Como exemplo de glândulas endócrinas, temos a tireoide, a hipófise, a paratireoide, a adrenal, entre outras.
As substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas são chamadas de hormônios. Dentre as principais glândulas endócrinas do corpo humano, podemos citar a hipófise, glândula tireoide, glândula paratireoide, glândulas adrenais e pâncreas. A hipófise é uma glândula pequena localizada na base do encéfalo.
(Mastitis) Infecções de mama costumam ser causadas por bactérias. Em casos raros, uma infecção da mama pode dar origem a um abscesso mamário (um acúmulo de pus na mama). A mastite diz respeito a uma inflamação dolorosa da mama, que é geralmente acompanhada por uma infecção da mama.