Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma:
A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo". Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa.
Preposições puras são as próprias palavras que nasceram preposições... Pois existem outras palavras que não são preposições, conforme classe gramatical, mas que ACIDENTALMENTE podem se comportar como preposições...
Pronomes: São palavras que se empregam em vez dos nomes, o que permite evitar repetições desnecessárias. Exemplo: «Comprei este livro e aquele.» ... Preposições: são palavras invariáveis que estabelecem ligação entre elementos da frase.
Artigos são palavras que acompanham os substantivos, indicando o número (singular ou plural) e o gênero (masculino ou feminino) desses substantivos. ... A: artigo definido indicativo do feminino singular: a amiga. As: artigo definido indicativo do feminino plural: as amigas.
Artigos são palavras que acompanham os substantivos, indicando o seu número (singular ou plural) e o seu gênero (masculino ou feminino). ... Artigos definidos determinam os substantivos: o garoto. Artigos indefinidos indeterminam os substantivos: um garoto.