Atualmente, técnicas restauradoras adesivas, overdentures, confecção de coroas metalocerâmicas ou livres de metal, próteses parciais fixas e restaurações inlay/onlay são possibilidades para o tratamento reabilitador de pacientes com amelogênese imperfeita1.
Essas fases, que envolvem, portanto, o processo completo da amelogênese são: morfogenética, de diferenciação, secretora, de maturação e protetora.
A odontogênese é dividida em fases: lâmina dentária, botão, capuz, campânula, formação da coroa e raiz. Nessas fases ocorrem alterações responsáveis pela proliferação, diferenciação celular, morfogênese, histogênese e maturação dos órgãos dentários.
Também se originam do folículo dentário os fibroblastos e osteoblastos, os quais formam, simultaneamente, o ligamento periodontal e o osso alveolar 14,18,26. Após a fragmentação da bainha, permanecem grupos isolados de células, denominados restos epiteliais de Malassez 15.
O ectomesêquima central fica mais condensado na região central, enquanto o externo inicia a regionalizar-se esfericamente (folículo dentário). Concavidade central, rodeada de ectomesênquima condensado (organização inicial da papila dentária).
Hipodontia: ausência congênita no arco dentário de alguns dentes. Oligodontia: ausência congênita de 06 ou mais dentes. Hiperdontia: anomalia resultante de atividade anormal contínua da lâmina dentária, levando à formação de brotos dentários supranumerários.
Crescimento – O crescimento destes dentes começa logo à passagem pelas 6 semanas de gestação. Passando por várias etapas (conhecidas como fases de botão, capuz e campânula), alguns grupos de células vão-se diferenciando e formam a base inicial do dente.
A dentição decídua desenvolve-se durante o período embrionário e fetal, sendo que a dentição permanente é formada durante o período fetal. Apesar de o bebé, quando nasce, não evidenciar qualquer dente, a maioria dos dentes já está presente no interior dos ossos maxilares.
Os dentes são formados por um tecido conjuntivo chamado de dentina, que é altamente calcificado e bastante resistente. Recobrindo esse tecido, há uma camada dura e branca chamada de esmalte, considerada a substância mais rígida de todo o corpo.
Quantas faces dos dentes existem?
O dente possui 5 faces, FACE MESIAL... - Saúde Oral Ricco | Facebook.
Os dentes são divididos em quatro quadrantes na boca, com a divisão ocorrendo entre as arcadas superior e inferior horizontalmente e ao longo da linha média da face, verticalmente.
Há 32 dentes permanentes: um par de cada um dos incisivos centrais, superiores e inferiores, incisivos laterais, caninos, primeiros pré-molares, segundos pré-molares, primeiros molares, segundos molares e terceiros molares (dentes do siso).
Caninos: São os dentes de formato pontiagudo, localizados ao lado dos incisivos. Existem dois caninos na arcada superior e dois na inferior, e sua principal função é a de rasgar os alimentos. ... Sisos ou terceiros molares: Existem ao todo quatro dentes do siso, mas muitas pessoas não os têm, ou têm apenas alguns deles.
Caninos são os dentes afiados e pontiagudos que ficam ao lado dos incisivos e parecem presas. Os dentistas também os chamam de cúspides ou dentes.
A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar). Devido a alguns prolemas de erupção o dente do siso ou terceiro molar (superior ou inferior) é um dos dentes, muitas vezes, indicado para exodontia.
O tratamento para endireitar os dentes passa, normalmente, pelo tratamento ortodôntico, através da colocação de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário que é usado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes. As forças exercidas pelo aparelho permitem a movimentação dos dentes para a sua posição correta.
Depois de executar criteriosamente todas as etapas acima, só nos resta esperar! Normalmente os caninos impactados aparecem na cavidade bucal após 6 a 12 meses. Enquanto isso, controles radiográficos serão necessários para acompanhar a trajetória desse dentes em direção à cavidade bucal.
Normalmente, demora cerca de 1 mês para o dente permanente nascer, porém, se não surgir mesmo após 1 ano, pode ser necessário colocar uma contenção, para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.
Ao lado dos incisivos laterais, estão os caninos, e os superiores (16 a 22 meses) irrompem antes dos inferiores (17 a 23 meses). Esses dentes caem entre os 9 e os 12 anos de idade.
Ordem de queda Podem existir alterações nessa ordem, mas em geral os primeiros a cair são os incisivos centrais inferiores, aos 5-7 anos. Depois, os incisivos centrais superiores, seguidos pelos incisivos laterais. Geralmente os dentes inferiores caem antes dos superiores.
É um dente que escapa por vezes a ser notado, porque não é precedido pela queda de nenhum dente decidual, uma vez que nasce num espaço onde não havia dente algum. Os dentes do siso (terceiros molares) não surgem antes dos 17 anos ou até mais tarde.
Anquilose dental é a fusão das raízes do dente de leite com o osso em que ele está inserido. Por isso o dente não amolece e é comum observar que ele está mais baixo que os dentes próximos. Isso acontece porque a anquilose segura o dente naquela posição, impedindo sua erupção.