EQST

O Que Som Maciço?

O que é som maciço?

O som maciço é produzido quando se percute uma região sólida, desprovida de líquido e ar como, por exemplo, o fígado. O submaciço é produzido em regiões com quantidade restrita de ar, como a região localizada entre o parênquima pulmonar e um órgão sólido.

O que é Hipertimpanismo?

O hipertimpanismo, um timpanismo de timbre mais sonoro, é observado, quando o conteúdo aéreo do tubo gastroentérico apresenta-se aumentado, como no meteorismo, na obstrução intestinal, no pneumo- peritônio, no volvo e no megacólon chagásico.

Como realizar a percussão?

A percussão é realizada com o terceiro dedo da mão direita, que golpeia a falange distal do dedo esquerdo, apoiado na parede. Aplicam-se dois golpes seguidos, rápidos e firmes, retirando-se instantaneamente o dedo, para não abafar o som.

Como se faz a percussão enfermagem?

Procedimentos: Antes e após examinar um paciente lave as mãos. Para a percussão das faces anterior e laterais, o paciente pode estar deitado ou assentado. Na percussão das faces laterais o paciente deve colocar a mão na cabeça. Já a percussão da parede posterior deve ser feita com o paciente na posição sentada.

Qual a sequência do exame físico?

Técnicas do exame físico Essas técnicas são divididas em inspeção (visão e olfato), ausculta (audição), palpação (tato) e percussão (tato e audição). É importante que durante essas técnicas (menos na ausculta), você informe ao paciente sobre o que você está fazendo e com qual objetivo.

Qual a sequência correta para o exame físico abdominal?

A sequência do exame físico do abdome deve obedecer esta ordem: Posicionar o paciente em decúbito dorsal, com tronco e abdome expostos, em ambiente com boa luminosidade e temperatura adequada....Esta é uma área com um video dinâmico

  • Inspeção;
  • Ausculta;
  • Percussão;
  • Palpação.

Como fazer um bom exame físico?

Condições necessárias para realizar-se um bom exame clínico: Respeito e delicadeza durante a realização do exame: só expor o segmento do corpo em exame; informar o paciente sobre os passos de exame; ao examinar segmentos em que há queixa álgica, informar o paciente.

Quais são os objetivos do exame físico?

O Exame Físico, etapa relevante para o planejamento do cuidado do enfermeiro, busca avaliar o cliente através de sinais e sintomas, procurando por anormalidades que podem sugerir problemas no processo de saúde e doença.

O que devemos avaliar no exame físico geral?

O objetivo do exame físico de enfermagem é avaliar um órgão ou sistema na busca de alterações anatômicas ou funcionais resultantes da patologia que o paciente apresenta. Em contrapartida, pode ser utilizado também para comprovar o bom funcionamento dos órgãos e sistemas.

O que é imprescindível avaliar em um paciente durante o exame físico geral?

O Exame Físico, etapa relevante para o planejamento do cuidado do enfermeiro, busca avaliar o cliente através de sinais e sintomas, procurando por anormalidades que podem sugerir problemas no processo de saúde e doença.

O que significa inspeção no exame físico?

De acordo com Ariadne, a inspeção consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. Vários segmentos corporais são observados: aspecto, tamanho, cor, forma e movimento.

São objetivos do exame físico todas as sentenças abaixo menos?

São OBJETIVOS do Exame Físico, todas as sentenças abaixo, MENOS, assinale a alternativa INCORRETA. a- Estabelecer os principais dados do histórico para avaliar resultados das intervenções de Enfermagem.

Quanto ao histórico na consulta de enfermagem podemos afirmar?

O histórico de enfermagem ou investigação clínica é a primeira etapa constituída de anamnese e exame físico de enfermagem. Considera-se a coleta de informações do cliente no sentido de avaliar as evidências e os fatores de risco que possam agregar-se ao problema de saúde atual do cliente.

O que se avalia na inspeção?

Na inspeção geral, o paciente deve ser examinado de frente, de costas e de ambos os lados. Deve-se atentar para a postura, simetria corpórea, atitudes e capacidade de movimentação. Deve-se tomar distância suficiente para se ter visão global do indivíduo.

O que avaliar na inspeção e palpação?

A palpação tem por objetivo:

  • Avaliar a sensibilidade, a flexibilidade e a densidade do tecido mole;
  • Determinar a localização exata do sintoma doloroso;
  • Determinar áreas de espasmos musculares adjacentes ao processo doloroso que possam contribuir para a manutenção do mesmo;

Quais os objetivos de fazer uma palpação?

A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas. Assim como qualificar a dor sentida pelos pacientes.

Quais aspectos devem ser levados em consideração na comunicação enfermeiro paciente?

Os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que os enfermeiros revelaram algumas formas de interação utilizadas no seu cotidiano que estão de acordo com a literatura preconizada: chamar o paciente pelo nome; comunicar os procedimentos que vão ser realizados; evitar comentários sobre o prognóstico próximo ao ...

Quais os pontos que interferem na comunicação na equipe de enfermagem?

Foram analisados quatro artigos que permitiram identificar fatores pertinentes à falta de comunicação do enfermeiro com o paciente sedado. Neles foram encontrados fatores tais como: o grau de sedação do paciente; ausência de expressão do paciente; tempo; entre outros.

Quais as técnicas de comunicação mais utilizadas pelos profissionais da equipe de enfermagem?

A comunicação verbal também emergiu como sendo o tipo de comunicação mais utilizado pelos profissionais de enfermagem no decorrer do dia de trabalho, e essa comunicação tem cunho informativo sendo largamente utilizada nas reuniões para se discutir as situações dos clientes ou assuntos de interesse comum.

Quais são as técnicas de comunicação terapêutica?

As estratégias de comunicação terapêutica - expressão, clarificação e validação, mostram-se relevantes na relação interpessoal com o usuário, permitindo cuidar melhor dos problemas que afetam a saúde, contribuindo para maior adesão ao próprio cuidado.