EQUAÇÃO BÁSICA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS [Conta Corrente] + [Conta Capital] + [Conta Financeira] = [Saldo do Balanço de Pagamentos] (excetuando os erros e omissões) = Variação das reservas internacionais no conceito liquidez internacional da autoridade monetária do país decorrente de transações com o resto do mundo.
Um resultado positivo do Balanço de Pagamentos equivale a um aumento das reservas internacionais, ou seja, um aumento dos dólares que entram em determinado país na forma de investimento direto, empréstimos, financiamentos e captações.
No Balanço de Pagamentos só são registradas operações com pagamentos diretos em moeda. Um país que apresenta um déficit no Balanço de Pagamentos só pode financiar esse déficit com uma perda de reservas e/ou pela contratação de empréstimos de regularização. ...
Lembre-se de que a balança de pagamentos é composta por quatro contas: balança comercial, balança de serviços, balança de renda primária e balança de renda secundária. As exportações líquidas (exportações menos importações) são registradas na balança comercial.
Assinale a alternativa que NÃO é uma opção entre as divisões do balanço de pagamento: 1) Transferências Unilaterais.
Conceito: As partidas a crédito e a débito lançadas no balanço de pagamentos provêm de diversas fontes de informações, gerando, na prática, total líquido diferente de zero. A principal razão está nas discrepâncias temporais das diversas origens dos dados utilizados.
Em economia, transferências unilaterais são donativos, subsídios, ou seja, pagamentos e recebimentos que não têm contrapartida de compra e venda de bens ou serviços.
a conta capital e financeira, sendo que a conta capital registra principalmente transferências de patrimônio por migrantes entre países, enquanto a conta financeira tem quatro subcontas: Investimento Direto, Investimento em Carteira, Derivativos e Outros Investimentos.
Conta Capital e Financeira Já a conta capital e financeira tem por objetivo agrupar os investimentos, poupanças e transações financeiras realizadas entre o país e o exterior.
Um país que apresenta déficit no Balanço de Pagamentos, é aquele que compra mais do que vende no exterior. Um país que apresenta superávit no Balanço de Pagamento convive com um cenário diferente, vendendo mais do que compra do exterior.
A conta financeira registra as operações que envolvem ativos financeiros e passivos realizadas entre setores institucionais ou entre setores institucionais e o resto do mundo, por meio de instrumentos financeiros.
Resposta:conta financeira, que cobre todas as operações que implicam uma transferência de propriedade de ativos financeiros, incluindo a criação e a liquidação de haveres financeiros. contas econômicas e o sistema econômico regulado por um plano organizado e orientado pelo estado.
Ativos circulantes são os recursos de uma empresa, como bens e direitos, que podem ser convertidos em dinheiro em um curto prazo, seja por meio de uma venda ou consumo em um ciclo de operações determinado.
Exemplo: Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos estoques e às duplicatas, principalmente. Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.
Quais são os tipos de ativos financeiros? Entenda!
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
Para saber o quanto a empresa possui de ativo circulante, deve-se somar os seguintes itens: dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos – valores esses que aparecem no Balanço Patrimonial da organização.
Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis....São elas:
O passivo circulante é aquele exigível a curto prazo. Já o passivo não circulante é aquele a ser liquidado depois do exercício social seguinte ou no caso do ciclo de operações ser maior do que um ano, ou seja, são aquelas obrigações que a empresa possui a longo prazo.
Basicamente, a diferença entre passivo circulante e não-circulante é o seu prazo de vencimento. ... Dessa forma, passivo circulante são as obrigações que devem ser pagas até 12 meses, enquanto o passivo não-circulante deve ser liquidado em um prazo superior a 12 meses.
Ativo não circulante é o conjunto contábil de todos os bens e direitos de uma empresa que não podem ser convertidos em capital no curto prazo. Como o próprio nome sugere, são os ativos que permanecem por muito tempo no balanço patrimonial da empresa, não possuindo liquidez suficiente para “circular” de forma imediata.
Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.
São considerados exemplos de passivo circulante:
Passivo não circulante
O que diferencia um direito ou uma obrigação de curto prazo, de um direito ou obrigação de longo prazo? ... b) As participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa.
Quem responde pelas dívidas contabilizadas na compra da empresa? Segundo o art. 1.