Aristóteles concebe as virtudes éticas como mediania (meio-justo), cujas condições subjetivas são a voluntariedade, a deliberação, a escolha e responsabilidade. Para este filósofo, a justiça é a principal virtude ética. Já as virtudes dianoéticas são a filosofia, as artes e a sabedoria prática.
Veja as proposições sobre Ética e Moral na perspectiva do filósofo grego Aristóteles. ... O filósofo Aristóteles entende a ética como sendo uma disciplina prática, pois está vinculada à ação humana. Nesse sentido, pode-se dizer que o homem não nasce bom ou justo, mas torna-se bom ou justo à medida que pratica tais atos.
A característica fundamental da moral aristotélica é, portanto, o racionalismo, visto ser a virtude ação consciente segundo a razão, que exige o conhecimento absoluto, metafísico, da natureza e do universo, natureza segundo a qual e na qual o homem deve operar.
A eudaimonia aristotélica está baseada na excelência da ação humana, que possibilita a virtude por meio do que Aristóteles chamou de mediania ou justa medida da ação. Uma ação virtuosa é a que se esquiva dos vícios, por falta de algo ou excesso de algo, e promove a ação prudente, capaz de levar à felicidade.
Resolução: A) A relação, segundo Aristóteles, existente entre a virtude e felicidade é que a prá- tica da virtude leva o indivíduo a alcançar a felicidade (eudaimonia). ... O homem adquire as virtudes éticas com a prática do justo meio (moderação) entre os dois vícios.
Portanto, seguindo o famoso lema grego “Nada em excesso”, Aristóteles formula a ética da virtude baseada na busca pela felicidade, mas felicidade humana, feita de bens materiais, riquezas que ajudam o homem a se desenvolver e não se tornar mesquinho, bem como bens espirituais, como a ação (política) e a contemplação (a ...
Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é a finalidade das ações humanas. Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é 1) o maior bem desejado pelos homens e 2) o fim das ações humanas.
Aristóteles ensina que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem e que o bem propriamente humano é o fim. Os fins que vão além das ações são desejados de per si, enquanto que os que estão na própria ação são desejados em razão dos outros que lhe são superiores.
Aristóteles vai dizer que felicidade não está no prazer, nem na fama nem no dinheiro.
Segundo Epicuro, para ser feliz seria necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado, com um consequente estado de tranquilidade e de ausência de perturbação. ... A combinação desses dois estados constituiria a felicidade na sua forma mais elevada.
A felicidade para Aristóteles corresponde ao hábito continuado da prática da virtude e da prudência. Por sua própria natureza os homens buscam o bem e a felicidade, mas esta busca só pode ser alcançada pela virtude. ... Ela nos permite distinguir o que é bom ou mau, a distinguir os vícios das virtudes.
A felicidade segundo o estoicismo consiste em compreender que não se pode alterar os eventos do mundo e assim, adequar a nossa vontade a estes, ansiando apenas as coisas que dependem unicamente de nós mesmos e buscando eliminar ao máximo nossas paixões, para que se possa alcançar assim a ataraxia (ausência de ...
O estoicismo é uma tradição filosófica que prega uma ética da busca da vida boa e a felicidade. Desse modo, os estoicos também definem o que é essa vida. Conforme o estoicismo, sábio e feliz é o indivíduo que consegue se sintonizar com o fluxo dos acontecimentos sem se abalar com nenhuma adversidade.
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
De acordo com o estoicismo, há uma Razão Divina que rege o mundo exatamente como ele deve ser. Atribui-se a isso a noção de Destino, imutável e soberano. Assim, a chave para a felicidade dos estoicos é conformar-se com a vontade do Destino, adequando nossos desejos ao que foi reservado para nós.
A FÓRMULA DA FELICIDADE SEGUNDO EPICURO Segundo Epicuro, o ser humano só será feliz se conseguir desenvolver três importantes elementos: amigos, liberdade e uma vida equilibrada. ... A felicidade, para o estoicismo, consiste também em buscar o bem, isto é, a virtude, e evitar o mal, ou seja, o vício.
O homem é um ser tão rico em imaginações, tão fértil em pensamentos, tão incapaz de viver só e tão obcecado pela felicidade, que, se a realidade lhe furta esse fim, ele cria meios de alcançá-lo, nem que seja depois da morte, como recompensa pelo sofrimento presente.
A FELICIDADE SEGUNDO O ESTOICISMO E O EPICURISMO. ... Para o estoicismo, a felicidade consiste em adequar nossa vontade ao destino, desejar apenas as coisas que dependem de nós e eliminar todas as paixões, a fim de alcançar o estado de imperturbabilidade da alma – a ataraxia.
Resposta. Resposta: em geral trazem ideia de simplicidade, na musica "eu só quero ser feliz" tem traços de estoicismo e na musica "Felicidade" há elementos que remetem ao epicurismo.
Resposta. Resposta: A felicidade consiste na posse desse bem, qualquer que seja ele.
A imperturbabilidade da alma é um dos modos, segundo os estóicos, de atingir a eudaimonia. Desse modo, sendo que a ataraxia é a ausência de paixões ou sentimentos, um estóico só será feliz quando renunciar seus sentimentos ou suas preocupações. Isso leva diretamente à resignação e ao conformismo.
O foco da corrente estóica era o total apego e fidelidade pelo conhecimento, com isso, sentimentos, emoções e paixões deveriam ser descartados para que o homem pudesse encontrar a verdadeira e duradoura felicidade. A filosofia socrática influencia os estóicos na busca pela virtude, o conhecimento verdadeiro.
Os estoicos defendiam a abstinência de emoções destrutivas como paixões, fantasias, tristeza, gula, etc. ... Um sábio deveria viver apenas a partir de elementos simples e úteis de acordo com sua perspectiva de vida estoica, mantendo sua neutralidade de humor perante as adversidades.
Para o estoicismo, a apatia define-se como ausência de paixão e permite a liberdade, mesmo sendo escravo. Na sua conceção, a felicidade só se alcança se houver uma disposição de alma que permita ao sujeito ser emocionalmente indiferente aos acontecimentos que afetam o seu viver.
Algo ou alguém caracterizado pela rispidez; que permanece fiel aos seus princípios. Algo ou alguém que demonstra resignação diante de alguma situação trágica ou à frente de um grande sofrimento. Diz-se de um indivíduo firme, senhor de si mesmo; inabalável, impassível, austero: ter um comportamento estóico na desgraça.
Podemos afirmar que o texto de Epicteto pode ser considerado um exemplo da atividade construtiva típica da Filosofia porque busca a valorização da razão e do conhecimento, colocando de lado os achismos e o senso vomum.
Resposta. Explicação: O estoicismo, corrente que enfatizava a paz de espírito e considerava a autossuficiência seu maior objetivo, baseou-se na filosofia de influência platônica (referente aos ideais do filósofo grego Platão) e no “Cinismo”.
Características do estoicismo O aspecto mais conhecido dessa escola de pensamento é sua perspectiva ética baseada na indiferença (ataraxia, em grego). Nela a filosofia é entendida como um exercício e não como uma atividade meramente intelectual.
Inicialmente, o estoicismo era tido como uma escola marginal. Seu percursor, Zenão, era estrangeiro e por conta disso a “elite” da Grécia não o enxergava com bons olhos. As aulas eram ministradas de baixo das stoás, isto é, das grandes construções atenienses que serviam de porta de entrada dos ambientes.