Como abrir uma empresa de prestação de serviços
Lista de CNAEs permitidos para o MEI em 2020
Como alterar dados
Caso, você já tenha um CNAE para MEI, mas precise alterá-lo, é preciso acessar o seu cadastro no Portal do Empreendedor, através do campo “Atualize seus dados”. A alteração não tem custo e pode ser feita a qualquer momento.
Deverá informar ao CNPJ através do evento 244 da seguinte maneira:
Sim. Além da atividade principal, o MEI pode registrar até 15 (quinze) ocupações para suas atividades secundárias, as quais serão vinculadas ao código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Para efetuar alterações nos dados cadastrais de seu registro como MEI, acesse a página de Alteração de Dados Cadastrais do MEI e preencha os campos com o seu CNPJ, CPF e Código de Acesso do Simples Nacional.
Alterar o endereço de casa ou do trabalho
O MEI que pretende transferir a empresa para outro município, do mesmo estado ou não, tem que fazer o processo de alteração de dados cadastrais pelo Portal do Empreendedor.
O MEI que tem sede em um estado tem a possibilidade de transferir sua residência e de sua empresa para outro estado. O processo é realizado pela alteração de dados no Portal do Empreendedor. Para realizar a transferência, é importante que o MEI faça uma consulta prévia no município de destino.
NÃO. A legislação trabalhista entende que, em regra, a transferência do local de trabalho que implique a mudança de município NÃO É PERMITIDA, sem que antes o trabalhador CONCORDE EXPRESSAMENTE com esta alteração.
Enquanto há quase 500 tipos diferentes de atividades (CNAEs) que podem atuar como MEI, as profissões que não são permitidas incluem:
Sim, MEI pode vender em marketplaces e, mais do que isso, pode aproveitar todas as vantagens de contar com bons canais de venda para ampliar o alcance do sua loja. Mas é importante prestar atenção no momento de escolher em qual canal vai comercializar os produtos.
EM QUAL ATIVIDADE DO MEI SE ENQUADRA UMA LOJA VIRTUAL? Como falamos, uma loja virtual pode ser enquadrada no regime do MEI. Não existe nenhuma lei ou restrição que impeça as vendas online de emitirem nota fiscal como Microempreendedoras Individuais.
Banco Santander