O termo vem do francês “braiser” e significa cozinhar o alimento utilizando a combinação de duas formas de calor: a úmida e a seca. Na prática, o alimento é dourado em gordura quente e em seguida cozido lentamente com pouco líquido em uma panela tampada.
Brasear: método ajuda a deixar a sua carne bem macia Ele consiste em cozinhar o alimento no fogão ou forno por um longo período utilizando fonte de calor úmida e seca.
Cocção significa o ato de cozinhar alimentos através do calor. Existem várias formas de se transferir calor para os alimentos e isso vai resultar em diferentes resultados de cozimento, conforme o tipo de alimento.
“Os alimentos crus e cozidos podem ter diferenças no teor de nutrientes, pois todo processo de cozimento transforma de alguma forma os compostos vegetais, mas isso não quer dizer que seja algo ruim”, afirma a nutróloga Camila Perlin Ramos.
Mas cuidado ao abrir o papel, pois ele fica bem quente. Basicamente, qualquer alimento pode ser cozido a vapor: carnes, cogumelos, feijão-verde, cenoura, batata, inhame, abóbora, ervilha, milho etc. Só respeite o tempo de cozimento de cada alimento para apreciá-lo na consistência adequada.
Passo a passo da comida feita no vapor · Quando levantar fervura, coloque o cesto na panela, tampe e abaixe o fogo. · Evite ficar abrindo, para não interromper a circulação do vapor. E respeite o tempo de cozimento: · 10 minutinhos para legumes e verduras e de 15 a 20 minutos para peixes e frutos do mar.
Mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para alimentos mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente. Seque em seguida, para evitar que acumulem água durante o congelamento.
No caso dos legumes, a melhor opção é o cozimento ao vapor – isso porque ele não é imerso na água e não cozinha totalmente. Apesar de ser mais saudável e menos calórico, o legume feito no vapor pode ficar em uma textura mais resistente e normalmente é consumido apenas com azeite e sal.
COMO FAZER LEGUMES AO VAPOR: Tempere com sal a gosto, tampe a panela. Fogo alto até começar a ferver e durante o cozimento fogo baixo. Depois que a água começar a ferver conte 10minutos para os legumes ao dente. Desligue o fogo.
Estudos demonstram que é fundamental cozinhar alimentos, especialmente carnes, ovos e peixes. Segundo estudiosos, cozinhar alimentos acima de 70° C garante um consumo mais seguro. Quando o alimento é bem cozido, as pessoas conseguem acabar com todos os microrganismos perigosos, preservando a saúde e prolongando a vida.
Legumes no vapor sem panela a vapor
Top 5 Melhores Panelas a Vapor para Comprar em 2020
COMO COZINHAR ALIMENTOS SEM PERDER OS SEUS NUTRIENTES?
Preserve os nutrientes do alimento na hora do preparo
Passo a Passo
Suco de abacaxi, couve, gengibre e hortelã: uma ótima opção de suco verde, essa receita que leva couve, hortelã, gengibre e abacaxi rende um suco saudável e resfrescante. A dica é tomar sem coar, para não perder as fibras.
Couve é, sem dúvida, um vegetal saudável, rico em cálcio, fósforo, vitaminas e minerais. Mas, comê-la crua pode fazer mal à saúde. Segundo um estudo da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, comer couve crua pode suprimir a produção do hormônio da tireoide responsável por regular seu metabolismo.
A couve é rica em cálcio, importante para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea, ajuda a controlar impulsos nervosos; A vitamina C presente na couve é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro.
MODO DE PREPARO Bater no liquidificador a couve com o suco puro dos limões que o torna mais diurético e alcaliniza o sangue. Consuma logo em seguida, de preferência sem coar e sem açúcares.
O jeito certo de comer couve Para evitar estes problemas causados pelo consumo da couve, o ideal é controlar a quantidade ingerida do alimento, no máximo 5 folhas por dia. Especialistas garantem que esta é uma medida segura, inocente até mesmo para o organismo daqueles que já têm predisposição ao hipertireoidismo.
Atenção as folhas escuras e amareladas Não confunda o verde escuro natural de uma boa couve com o escuro enegrecido. Essa cor significa que a couve está praticamente apodrecendo. A folha da couve também está apodrecendo quando está amarelada, o que indica que você deve evitar comprar essas folhas com tais colorações.