Princípio de Le Chatelier: quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força. ... A reação pode ser revertida se adicionarmos uma solução básica de NaOH ao sistema.
O princípio de Le Chatelier diz que quando é causada alguma forma de perturbação em um sistema químico, o seu equilíbrio se desloca no sentido de reduzir essas perturbações. Quando bebemos o refrigerante várias alterações são feitas nesse sistema, deslocando equilíbrio químico de diversas formas.
Efeito da concentração Quando há um equilíbrio químico, o sistema está balanceado. O sistema em equilíbrio pode sofrer uma perturbação quando: Aumentamos a concentração de um componente da reação. Diminuímos a concentração de um componente da reação.
Uma das coisas que ele descobriu foi o que passou a ser chamado de Princípio de Le Chatelier, que pode ser enunciado da seguinte maneira: “Quando se provoca uma perturbação em um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular essa perturbação, procurando se ajustar a um novo equilíbrio.”
a) ( V ) Quando um fator externo age em um sistema em equilíbrio, o sistema desloca-se no sentido contrário para compensar o efeito produzido por esse fator.
Segundo o princípio de Le Chatelier, quando um produto é adicionado a um sistema em equilíbrio, a reação tende a formar reagentes. Quando um produto é removido, mais produto é formado.
Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume. Não pare agora... ... Se aumentarmos a pressão desse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido do menor volume para diminuir essa pressão.
Dessa forma, se a pressão for aumentada na reação de decomposição da amônia, por exemplo, o equilíbrio será deslocado no sentido de menor volume, isto é, à esquerda. Se a pressão for diminuída na reação de decomposição da amônia, por exemplo, o equilíbrio será deslocado no sentido de maior volume, isto é, à direita.
Se aumenta a concentração de reagente, a reação precisa produzir mais quantidade de produto, por isso desloca-se para a direita. Se diminui a concentração de reagente, a reação precisa produzir mais quantidade do próprio reagente, por isso desloca-se para a esquerda.
O aumento da concentração dos reagentes e a diminuição da concentração dos produtos provocam o deslocamento do equilíbrio químico para a direita e vice-versa. ... Uma dessas alterações é a variação da concentração, o que envolve retirar ou adicionar reagentes ou produtos.
Concentração: Um maior número de moléculas provoca um maior número de choques entre elas e, consequentemente, aumenta a velocidade da reação direta, favorecendo a formação dos produtos. Isso quer dizer que o equilíbrio foi deslocado para a direita. Com o tempo, o CO2(g) vai sendo consumido e sua concentração diminuirá.
Diminuirmos a concentração dos reagentes A, B ou C: o equilíbrio será deslocado no mesmo sentido deles, ou seja, será deslocado para a esquerda (sentido da formação dos reagentes);
Temperatura. Se a temperatura aumenta, o equilíbrio desloca-se no sentido endotérmico. Se a temperatura diminui, o equilíbrio desloca-se no sentido exotérmico. Obs.: desses fatores, a temperatura é o único fator que modifica a constante de equilíbrio (Kc).
Conceito. Uma reação química atinge o equilíbrio quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam, e as concentrações dos reagentes e produtos permanecem inalteradas.
O equilíbrio químico é atingido quando, na mistura reacional, as velocidades das reações direta (reagentes formando produtos) e inversa (produtos formando regenerando os reagentes) ficam iguais. ... O processo é dinâmico, ou seja, a reação ocorre nos dois sentidos.
Quando uma reação química exotérmica atinge o equilíbrio, são válidas todas as afirmativas abaixo, EXCETO: a) As velocidades da reação nos sentidos direto e inverso se igualam. b) A energia de ativação é a mesma nos sentidos direto e inverso. c) A reação ocorre com liberação de calor.
Explicação: O equilíbrio químico de uma reação é atingido quando a taxa de desenvolvimento da reação direta é igual à da reação inversa. No entanto, as concentrações na maioria das vezes não são as mesmas; a dos reagentes pode ser maior, bem como a dos produtos.
A constante de equilíbrio é um valor que relaciona as concentrações das espécies reagentes e do produto no momento em que ocorre o equilíbrio. ... Em caso da ocorrência da reação em fase gasosa, a constante é comumente expressa Kp, em função das pressões parciais das espécies presentes no equilíbrio.
Temperatura e pressão podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema. A diminuição de temperatura faz com que o sistema se desloque para a direita (reação exotérmica), favorecendo reações que liberam calor. ...
A constante de equilíbrio pode nos ajudar a saber se a reação tende a ter uma maior concentração de produtos ou de reagentes no equilíbrio. Podemos também usar a K c K_\text c KcK, start subscript, start text, c, end text, end subscript para determinar se a reação já está em equilíbrio.
A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.
Kc = 2 mol/L O valor de Kc é adimensional, não possui unidade relacionada à alguma grandeza. Agora, vejamos um exemplo, que contém também produtos desde o início: Exemplo 2: Em um recipiente fechado, com capacidade de 5 L, em temperatura T, há 2 mol de gás hidrogênio, 3 mol de gás iodo e 4 mol de iodeto de hidrogênio .
Qual o valor da constante Kc desse equilíbrio, nas condições da experiência? A resposta para essa questão é 8mol/L. ... A resposta para essa questão é 0,125(mol/L)-1.
Se Kc ou Kp for igual a um (Kc = 1), isto significa que a concentração dos reagentes e dos produtos é igual; ... Se o valor de Kc ou Kp for baixo, isto significa que os reagentes estão em maior concentração, pois na expressão de Kc os reagentes estão no denominador.
Kc é a sigla que representa a constante de equilíbrio em termos de concentração de uma determinada reação química. ... Kc = 1, o sistema reacional está em equilíbrio; Kc > 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação direta está predominando; Kc < 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação inversa está predominando.
Kp é usado para as reações que envolvem os gases, e a constante de equilíbrio é expressa em termos de pressões parciais dos gases. Kc é utilizado de modo mais geral, e as concentrações (em mols / litro), são usados para calcular o seu valor. espero ter ajudado!.
Kp é a sigla utilizada para determinar a constante de um equilíbrio em termos de pressões parciais. Essa constante trabalha com os valores dos participantes gasosos de um equilíbrio na unidade atm, por exemplo.
Pressão parcial dos gases
No entanto, a diferença entre essas duas grandezas reside no fato de que o quociente de equilíbrio (Qc) pode ser calculado em qualquer momento da reação, enquanto a constante de equilíbrio (Kc) só pode ser determinada no momento do equilíbrio. Assim, o valor de Qc não é uma constante.
Através do valor da constante de equilíbrio, é possível obter a relação dos reagentes e produtos, assim, se Kc ou Kp forem iguais a 1, a concentração dos reagentes e dos produtos é igual, se maiores que 1, a concentração dos produtos é maior que a dos reagentes (reação de alto rendimento), e, por fim, se menores que 1, ...