Se você for utilizar o feijão como acompanhamento, 1/3 xícara (chá) de feijão cru por pessoa é uma boa quantidade. Mas se você for utilizar o feijão como prato principal, 1 xícara (chá) de feijão cru por pessoa dá conta do recado!
Deixando de molho. O grande segredo para cozinhar feijão em grande quantidade, principalmente se o cozimento for em panela normal e não de pressão, é na hora de deixar de molho. Passe todo o feijão para uma grande bacia e coloque água para cobri-los completamente.
Quando começar a apitar conte 20 minutos. Pode desligar o fogo, pois o alimento cozinha com a pressão. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e prove o feijão para ver se amoleceu.
Confira se os bagos estão macios porém firmes. Se ainda estiverem duros, volte com a panela para o fogo sem a pressão. Se o feijão estiver cozido demais, não desanime dará um ótimo caldo de feijão. Guarde o feijão cozido sempre com a água do cozimento.
10 dicas pra você cozinhar mais rápido
Modo de Preparo
DEMOLHO CURTO 1: Coloque o feijão lavado em uma panela e leve ao fogo alto. Assim que ferver, desligue e junte o bicarbonto e o vinagre, depois tampe. Deixe assim por uma hora, para hidratar os grãos. Depois é só escorrer, lavar e está pronto para cozinhar.
Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão e reduz o tempo de cozimento. Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico.
Com o feijão previamente escolhido, deixe-o em uma panela e coloque água fervente nele até cobrir tudo. Em seguida, adicione uma colher de sopa de vinagre e mexa bem. Espere de 5 a 10 minutos. Derrame a água do vinagre, lave bem o feijão e cozinhe como de costume.
Como deixar o feijão clarinho Antes de cozinhar o feijão, deixe ele de molho em água morna com um limão espremido cortado em dois. Deixe nessa água por 15 minutos. Após esse tempo, escorra a água e lave bem para tirar o gosto do limão. Cozinhe normalmente.
Porém, algumas vezes, pode se fazer com que o feijão carioca escureça depois do processo de cozimento. Isso acontece geralmente por preparos prévios que não devem ter sido tomados, como é o caso de deixar o feijão de molho pelo menos um dia antes do seu cozimento.
MODO DE PREPARO:
Clarear feijão com limão ou vinagre Usando limão - após escolhido, cubra o feijão com água fervente e adicione o suco de meio limão. Deixe de molho por, pelo menos, 10 minutos com a panela tampada. Depois escorra e cozinhe normalmente como costuma fazer.
Quantidade de água Quando colocada em pouca quantidade, pode tornar o feijão duro, já o contrário, fará com que ele fique muito suave, o que não é tão bom. Por isso, o ideal é colocar 1 xícara (chá) de feijão para 2 xícaras (chá) de água.
Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo.