Hansas eram associações de comerciantes que dominavam determinados segmentos do comércio. ... As guildas eram associações de profissionais surgidas na Baixa Idade Média (séculos XIII ao XV).
A palavra deriva do alemão, sendo que Hansa, na sua origem, designava a união de mercadores alemães com estrangeiros. O principal objetivo da liga era aumentar o comercio entre os comerciantes das cidades associadas. ... Nesta época, a liga dominava o comércio e a rota comercial marítima no mar Báltico e Mar do Norte.
Guildas. Durante a Idade Média e mesmo após, na Europa, as corporações de ofício, corporação artesanal ou guildas eram associações de artesãos de um mesmo ramo, isto é, pessoas que desenvolviam a mesma atividade profissional que procuravam garantir os interesses de classe e regulamentar a profissão.
Os burgos começaram a crescer e a se expandir no fim da Alta Idade Média porque a atividade comercial estava ganhando força, de modo que burgos eram aqueles que realizavam trocas entre os feudos, sendo que posteriormente efetivaram-se como comerciantes.
Os burgos surgiram na Baixa Idade Média, na época da decadência feudal e crescimento comercial e urbano. Os burgos desenvolveram-se pelo processo de troca de produtos entre um feudo e outro. ... Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina.
no caso podemos afirmar que os burgos eram os núcleos urbanos das cidade medievais em que se possibilitava a realização do comércio bem como o desenvolvimento de várias atividades econômicas. isso porque os burgos surgiram no fim da idade média com a derrocada do sistema feudal e com o aparecimento das cidades.
Os burgos eram pequenas cidades medievais escuras e sujas, localizadas em lugares altos. Muitos camponeses largavam suas vidas de servidão e tornavam-se comerciante que se localizavam nesses burgos, por causa disso eles eram chamados de burgueses.
As feiras medievais são eventos que têm lugar em locais onde os artesãos expõem e vendem mercadorias e se faz uma espécie de encenação de uma feira da época medieval com a recriação de eventos históricos.
Alguns fatores que levaram ao Renascimento comercial e urbano: O esgotamento de terras ( com o esgotamento se terras férteis, os camponeses se viram sem alternativa de trabalho, assim, o comércio foi uma opção encontrada por eles). As cruzadas: ajudando a expandir as atividades comerciais.
3) Alguns dos fatores que contribuíram para o renascimento comercial foram: a) Esgotamento das terras, cruzadas e o aumento do comércio com o oriente.
e os seguintes fatores que impulsionaram o início do movimento renascentista: O apoio da burguesia italiana e altas classes sociais, o monopólio, a burguesia que incentivava as transformações culturais e também as melhorias dos sistemas de imprensa no último século.
O Renascimento Urbano representou uma das vertentes que formaram o movimento Renascentista, ao lado do Renascimento Cultural e Comercial. Assim, o Renascimento Urbano está associado ao florescimento e desenvolvimento das cidades medievais, os “Burgos”. ...