EQST

Para Que Serve O Exame De Renina?

Para que serve o exame de renina?

A renina é sempre medida no sangue. Esses testes são mais úteis na triagem para o hiperaldosteronismo primário, também conhecido como Síndrome de Conn, que provoca pressão arterial elevada. Se o teste de triagem é for positivo, a produção de aldosterona poderá ser mais bem avaliada pelos exames de estímulo e supressão.

Qual a principal ação do hormônio aldosterona?

A aldosterona é a molécula efetora final do sistema renina-angiotensina e atua nas células epiteliais do néfron distal e do cólon promovendo a reabsorção de sódio e excreção de potássio.

O que ocorre quando há um excesso de aldosterona?

Níveis elevados de aldosterona podem provocar hipertensão arterial e níveis baixos de potássio. Níveis baixos de potássio podem provocar fraqueza, formigamento, espasmos musculares e períodos de paralisia temporária.

Como a aldosterona e acionada no corpo?

A aldosterona atua no ducto colector cortical para aumentar a absorção de sódio e diminuir a absorção de potássio. O aumento resultante no volume de fluido e na pressão sanguínea é detectado nas células justaglomerulares secretoras de renina, que diminuem a produção de renina.

Como a aldosterona influência na função renal?

A aldosterona causa um aumento acentuado na reabsorção de sódio pelos túbulos renais, aumentando também a retenção de água, e dessa forma, ocasiona o aumento da pressão sanguínea em longo prazo.

Como o sistema renina angiotensina controla a pressão arterial?

O SRAA regula a pressão arterial média por meio da regulação do volume sanguíneo. É um reflexo mais lento que o barorreceptor por ser hormonalmente mediado. É ativado em resposta à diminuição da pressão arterial. Para não ter dúvidas, acesse essa aula sobre a Fórmula Básica da Regulação da Pressão Arterial.

Como o sistema renina-angiotensina-aldosterona agem para o controle da pressão arterial?

Em adição ao efeito vasoconstritor direto, a angiotensina II estimula a secreção adrenal de aldosterona, cuja ação principal é a reabsorção renal de sódio, aumentando a volemia, o débito cardíaco e, consequentemente a pressão arterial.

Como o sistema renina-angiotensina-aldosterona regula a filtração renal?

Essa regulação é por meio de um mecanismo hormonal, chamado sistema renina-angiotensina-aldosterona. Quando a pressão cai até valores inferiores a normalidade, o fluxo sanguíneo pelos rins diminui, fazendo com que o rim secrete a importante substância chamada renina para o sangue.

O que é sistema renina-angiotensina-aldosterona fisiologia?

O sistema renina-angiotensina-aldosterona trata-se de uma série de reações concebidas para ajudar a regular a pressão arterial. Quando a pressão arterial cai (no caso da pressão sistólica, para 100 mm Hg ou menos), os rins liberam a enzima renina na corrente sanguínea.

Como a angiotensina 2 afeta a fisiologia renal?

A angiotensina II vai para os rins via corrente sanguínea, onde, nos capilares dos túbulos dos néfrons, estimulará principalmente a constrição da arteríola eferente, resultando em aumento da TFG (Taxa de filtração glomerular), e, conseqüentemente aumentando a pressão.

Por que IECA e Nefroprotetor?

O uso de anti-hipertensivos nefroprotetores, como os inibidores da enzima conversora de angiotensina II (IECA) ou bloqueadores do receptor tipo 1 de angiotensina II (BRA) previne a redução progressiva da função renal com maior eficiência em relação à outros agentes anti-hipertensivos5.