A sutura lambdóide marca as bordas entre os ossos parietal e occipital. As suturas sagital e lambdóide convergem em um lâmbda (letra grega).
osso occipital
O forame jugular é uma abertura na fissura petro-occipital formada pela junção da porção petrosa do osso temporal e a borda lateral do osso occipital.
Sua morfologia pode variar. As estruturas envolvidas nas lesōes do forame magno incluem: nervos cranianos baixos e espinhais superiores, tronco encefálico caudal, medula espinhal rostral, artéria vertebral ( e seus ramos), veias e os seios durais da junção craniocervical, C1, C2.
Forame: orifício que veicula a passagem de nervos, artérias e veias. ... O que passa: Tronco Encefálico, Ramos Espinhal, Nervo Acessório (XI) e Artéria Vertebral.
Forames e fissuras do crânio
O canal mandibular localiza-se no interior do corpo da mandíbula, que se origina no forame mandibular e termina no forame mentual dando passagem ao nervo, artéria e veia alveolares inferiores.
O limite superior da região mentoniana é o sulco mento- labial, o inferior é a base da mandíbula, e o lateral é o sulco labiomarginal.