O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por:
rins
O córtex renal corresponde à camada mais externa, logo após a cápsula fibrosa do rim. O córtex apresenta coloração avermelhada e textura lisa. No córtex renal são encontrados os néfrons. O néfron é a unidade funcional básica do rim, responsável pela formação da urina.
Para manter o nosso corpo em equilíbrio e com suas funções em perfeito estado, o sistema excretor trabalha filtrando o sangue e eliminando resíduos potencialmente tóxicos, originados das trocas de gases e das reações químicas realizadas pelos outros sistemas que compõem o corpo humano.
Doenças nos rins: conheça as principais e por que elas acontecem
Na maior parte do tempo, a evolução da doença renal crônica é assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente....
Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
Entre os exames que fazem o diagnóstico de insuficiência renal aguda estão:
Fase de insuficiência renal laboratorial ou moderada – essa fase é caracterizada por alterações nos níveis de ureia e creatinina, entretanto, o paciente apresenta-se bem. A taxa de filtração glomerular encontra-se entre 30 e 59 ml/min/1,73m2.