Romanos 6:3-4 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova (Ro 6:3-4).
É administrado somente àqueles que fazem sua pública profissão de fé em Cristo. Representa a morte para a antiga vida de pecado e o nascimento para uma nova vida de santidade com Cristo. Somente por imersão (mergulhando o corpo por completo na água).
Você deve fazer uma auto-análise de si. Conhecer a si mesmo é uma forma de saber se está pronto para assumir seu compromisso com Deus, pois o batismo também é uma forma de proclamar o nome de Deus e de aceitar Jesus literalmente como seu único salvador.
Em grande parte das paróquias pais e padrinhos devem fazer um curso para se preparar para o batizado. O objetivo do curso é fazer pais e padrinhos entenderem melhor a cerimônia, o que ela representa e suas responsabilidades em relação à criança batizada. A duração do curso também varia de paróquia para paróquia.
Discipulado vem da palavra discípulo, que tem origem do latim discipulu e significa “aluno, seguidor, estudante”. Então, discipulado é ensinar as palavras do senhor? Não! Não é apenas ensinar um conceito, mas ensinar a viver de acordo com os mandamentos de Cristo.
Recebemos do Espírito Santo os dons (sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor) e seus frutos (amor, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fé, modéstia, continência, castidade…).
Madrinha de consagração não faz parte do Sacramento do Batismo, mas é comum escolher alguém para consagrar a criança a Nossa Senhora. Os padrinhos costumam presentear os afilhados pela ocasião do Batismo. Uma joia com um símbolo religioso é um presente muito bonito e cheio de significado.
(…) Os sacerdotes, religiosos e religiosas, (…) com o voto de castidade no celibato, não se consagram ao individualismo ou a uma vida isolada, mas sim prometem solenemente pôr totalmente e sem reservas ao serviço do Reino de Deus as relações intensas das quais são capazes.
O que é Celibato: Celibato é o estado em que determinada pessoa se compromete em não se casar ou manter relações sexuais com outra. ... As pessoas também pode ser celibatárias de modo involuntário, ou seja, contra a vontade. Neste caso, o celibato acontece como consequência da solidão e isolamento que este indivíduo sofre.
A princípio, padres não se casavam por opção, para dedicar 100% do tempo e das energias à oração e à pregação – da mesma forma que Jesus Cristo. Em 1139, ao final do Concílio de Latrão, contudo, o matrimônio foi proibido oficialmente a membros da Igreja.