Músculos peniformes, que são em forma de pena no arranjo de seus fascículos: semipeniforme, peniforme ou multipeniformes. Músculos fusiformes têm a forma de fuso (ventre grosso arredondado e extremidades afiladas).
Quando um músculo paralelo contrai, apresenta um aspecto menor e mais largo no diâmetro. ... Como as fibras nestes músculos são paralelas ao seu eixo longitudinal, quando as fibras contraem juntas, todo o músculo e encurta na mesma proporção.
Na disposição oblíqua da fibra, os músculos apresentam fibras oblíquas em relação aos tendões e são denominados peniformes (lembra uma pena). Porém, se os feixes musculares se prendem em apenas uma borda do tendão é dito unipenado e se os feixes se prendem nas duas bordas é dito bipenado.
Os músculos fusiformes são aqueles que possuem suas fibras musculares dispostas longitudinalmente desde sua origem até sua inserção, como por exemplo, o bíceps braquial. Devido a essas características, músculos fusiformes possuem maior capacidade de encurtamento e maior velocidade de contração.
Como os seus nomes sugerem, cada tipo tem características funcionais diferentes. As fibras do tipo 1 caracterizam-se por baixa força/poder/produção da velocidade e resistência elevada, tipo 2B pela força elevada/produção da potência/velocidade e resistência baixa, e a do tipo 2A fica no meio delas.
As fibras musculares estriadas esqueléticas constituem o músculo estriado esquelético. As fibras são células longas em forma de cilindros que podem chegar a vários centímetros de comprimento. As células são multinucleadas e a posição de seus núcleos é periférica, junto à membrana plasmática.
Assim, na medida em que puxa o osso de ligação com o músculo, o tendão cria o movimento de forma a transmitir a força da contração para o osso. Além disso, o tendão proporciona estabilidade às juntas (encontro entre dois ossos) das articulações do corpo.