Alexy sustenta a tese de que princípios e regras são normas com base no argumento de que ambos expressam um dever ser. Para o autor, a diferença entre os dois não é de grau, mas, uma diferença qualitativa. ... As regras, por outro lado, são normas que devem ser cumpridas de maneira exata.
o Direito se expressa por meio de normas. As normas se exprimem por meio de regras ou princípios. As regras disciplinam uma determinada situação; quando ocorre essa situação, a norma tem incidência; quando não ocorre, não tem incidência. ... Princípios são as diretrizes gerais de um ordenamento jurídico, ou parte dele.
1É uma norma estabelecida por quem quer impor um padrão geral. 2Regra é algo que alguém superior impõe para a sociedade respeitar. Exemplo de uso da palavra Regra: Lula impõe a lei seca, que é uma lei em que não se pode beber ao volante.
1° As regras são formas de agir em determinados espaços. 2° Elas buscam criar obrigações (deveres) e permissões. Tais normas são deontológicas, o tratamento dos deveres e permissões como normas é importante para a ética e a filosofia do direito.