Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.
A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. Uma das particularidades da voz reflexiva é a presença obrigatória de um pronome oblíquo átono (pronome reflexivo).
São três as vozes verbais:
As vozes verbais, ou vozes do verbo, são a forma como os verbos se apresentam na oração a fim de determinar se o sujeito pratica ou recebe a ação. Elas podem ser de três tipos: ativa, passiva ou reflexiva. Sujeito é o agente da ação. Exemplo: Vi a professora.
O agente da passiva corresponde ao sujeito de uma oração na voz ativa. Um verbo está na voz passiva quando o sujeito gramatical é o paciente da ação, ou seja, quando o sujeito gramatical sofre a ação verbal praticada pelo agente da passiva. Exemplos de agente da passiva: Este bolo foi feito pela minha mãe.
a) Quem é o sujeito do verbo “volta”? ... Podemos classifica-lo como sujeito simples. 4 – Leia os versos abaixo: “Dividido entre dois mundos/Sei que estou amando, mas ainda não sei quem…
O sujeito será classificado como determinado elíptico (existem outras nomenclaturas, sujeito oculto ou sujeito desinencial) quando ele não for apresentando de maneira explícita na oração. Ele poderá ser reconhecido por meio da desinência verbal ou do contexto em que a oração é empregada.
Resposta. Resposta: É a C. Pois amanheceu e anoiteceu são fenômenos da natureza.
Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação. Também podem ser chamados de verbos nocionais ou verbos plenos.