Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
A Entrevista Devolutiva (ED) se trata de um posicionamento ético, é feita pelo psicólogo e faz parte do processo de recrutamento e seleção de pessoas. Se refere ao feedback dos resultados do candidato inapto ao cargo disponibilizado pela empresa, bem como a necessidade de encaminhamentos.
A devolutiva se refere ao momento em que o psicólogo transmite à pessoa atendida o resultado do trabalho realizado, orientando-o e fazendo os encaminhamentos necessários. ... Através dela, é possível transmitir à pessoa atendida contribuições da ciência psicológica ao seu caso específico.
1- Cuidado com a fala/comunicação com os Pais, o modo como vai ser exposto, lembrando sempre que para a família existe uma dor, e existe em nós a esperança, portanto minha dica nesse momento é sobriedade, profissionalismo e AMOR.
O Informe Psicopedagógico, Informativo ou Laudo é um documento organizado por escrito, comunicando o desenvolvimento de determinado processo de análise e avaliação diagnóstica. ... Após a finalização do processo diagnóstico e já com a Hipótese Diagnóstica formulada é feito o agendamento da reunião destinada à devolutiva.
Eles também podem fazer o uso dos seguintes instrumentos: Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), Provas Operatórias de Piaget, Teste de Desempenho Escolar; além disso, atividades de leitura e escrita; aritmética e interpretação de texto.
Sendo assim, este relatório está composto da seguinte forma: Desenvolvimento, Identificação da Instituição, Registro da Queixa, Registro Descritivo dos Encontros Realizados, Parecer psicopedagógico, Informe Psicopedagógico, Proposta de Intervenção, Devolutiva à Escola, Considerações Finais, Referências e Anexos.
Um bom relatório institucional combina texto, infográficos e uma boa diagramação, entre outros elementos....Siga conosco!
A Psicopedagogia institucional acontece nas escolas e tem por objetivo prevenir as dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, o fracasso escolar. ... Assim, cabe ao psicopedagogo institucional, junto com a equipe escolar avaliar os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos e suas causas.
O estágio voluntário institucional é um momento impar de aprendizagem para o Pós-graduando em Psicopedagogia, pois possibilita vivenciar o exercício da prática profissional associando aos conhecimentos teóricos. ... É uma práxis que trabalha as interfaces da aprendizagem compreendendo como o sujeito aprende.
Ela atua na área da Educação (Institucional) e Saúde (Clínica) e estuda o processo de aprendizagem humana. ... O principal objetivo do Psicopedagogo Clínico é identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando o bloqueio na aprendizagem do paciente.
Psicopedagogia Clínica e Institucional: conheça mais sobre esta carreira. ... A especialização qualifica e prepara o profissional para dar assistência e desenvolver técnicas psicopedagógicas ao estudantes, aos pais e toda equipe pedagógica que está envolvida no processo de ensino-aprendizagem.
Como a Psicopedagogia não tem conselho federal porque ainda não é regulamentada o único número válido para identificar a psicopedagogia é o CBO.
O psicopedagogo pode avaliar o aluno com o intuito de identificar possíveis situações que interferem em seu desempenho escolar. Dessa forma, a atuação do profissional visa garantir o bom andamento das atividades, além de possuir uma importância significativa para a inclusão escolar.
O psicopedagogo é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem. Seus atendimentos institucionais, ou seja, em instituições de ensino visam analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem, com o objetivo de melhorar o trabalho da instituição.
Quando devo procurar um psicopedagogo?
O psicopedagogo clínico é o profissional que, no consultório, desenvolve ações para potencializar a aprendizagem. Sua atuação geralmente é associada a solução de dificuldades escolares de crianças e adolescentes, mas essa concepção tem dois equívocos.