EQST

Qual A Principal Funço Do Retculo Endoplasmtico Granuloso?

Qual é a principal função do retículo endoplasmático granuloso?

O retículo endoplasmático granular, que possui a membrana contínua à membrana externa que envolve o núcleo, tem como função principal guardar as proteínas que são usadas pela célula ou exportadas. ... Outra função importante do retículo endoplasmático agranular é a de participação no processo de contração muscular.

Em que organelas os lipídios são sintetizados?

Nas cavidades do retículo endoplasmático liso há enzimas que sintetizam diversos tipos de lipídeos, como os da membrana plasmática e dos esteroides (que formam os hormônios sexuais nas gônadas masculinas e femininas).

Como a insulina é produzida?

A insulina, descoberta em 1921 pelo médico russo Nicolae Paulescu (1869-1931), é um hormônio produzido nas células β das ilhotas pancreáticas, ou ilhotas de Langerhans, presentes no pâncreas. Essa estrutura é uma glândula mista, cuja parte endócrina produz a insulina, e a exócrina produz o suco pancreático.

Como é produzida a insulina em laboratório?

No início da década de 80, os avanços da engenharia genética permitiram o desenvolvimento da insulina humana sintética, produzida a partir de bactérias, especialmente a Escherichia coli. O gene para a insulina humana foi inserido no DNA de bactérias, resultando na chamada insulina de DNA recombinante.

Qual a organela seria a principal responsável pela produção de insulina?

O retículo endoplásmatico rugosos é responsável pela produção e maturação de diversas proteínas como a insulina e o glucagon em células pancreáticas, as enzimas pancreáticas também passa por essa organela.

Como se deu a descoberta da insulina?

Alguns anos depois, em 1921, o médico canadense Frederick Banting e seu auxiliar, o estudante de Medicina Charles Best, decidiram repetir o experimento, sacrificando um cão para analisar seu pâncreas. Eles cortaram a glândula em pedacinhos, congelaram numa solução com sal e a trituraram.

Como a biotecnologia é usada para a produção de insulina?

Portanto na produção de insulina, o gene humano é isolado e recortado por enzimas de restrição e inserido no também isolado plasmídeo da Escherichia coli. A partir daí um plasmídeo recombinante é formado e inserido na célula da bactéria, que codifica o gene humano da insulina, passando a produzi-la.

Que órgão é responsável pela produção de insulina e glucagon?

O pâncreas é uma glândula mista (anfícrina), com função secretora endócrina e exócrina. Sua porção endócrina é formada por um conjunto de células (ilhotas de Langerhans) especializadas na secreção dos hormônios insulina e glucagon.

Qual é o local de síntese da insulina e do glucagon?

O glucagon atua principalmente no fígado, pois a ação da insulina após as refeições promove a síntese de glicogênio a partir da glicose que entra no fígado.

Qual o principal estímulo para a secreção de insulina e glucagon?

O principal estímulo da secreção é a concentração de açúcar no sangue. O alimento presente no estômago estimula a produção de algumas enzimas citadas acima, que estimulam a secreção de insulina.

Qual a relação entre a glicose insulina e glucagon e indique o órgão responsável pela produção desses hormônios?

O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon. A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio.

Como liberar o hormônio glucagon?

Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.

Qual a função do hormônio glucagon?

O Glucagon é um hormônio produzido pelo corpo (pelas células alfa do pâncreas) que tem um efeito oposto ao da insulina (produzido pelas células beta do pâncreas), ou seja, aumenta o açúcar no sangue.

Qual das seguintes afirmações sobre o glucagon está correta?

Leitura Avançada (10 Pontos) a) Altos níveis de glicose sangüínea aumentam a liberação de glucagon pelas células do pâncreas. b) Os níveis de glucagon diminuem após a ingestão de uma refeição rica em proteínas.

Quando a concentração de glicose cai para níveis mais baixos que hormônio impede a hipoglicemia?

O glucagon é um hormônio natural que é produzido no pâncreas. A principal função desse hormônio é reagir a uma situação em que haja um baixo nível de açúcar no sangue.

Qual a taxa de glicemia ideal de um indivíduo?

A faixa glicêmica considerada normal é de 60 a 99 mg/dL. Abaixo do limite inferior, o indivíduo apresenta um quadro de hipoglicemia. Já a faixa entre 100 e 125 mg/dL representa o chamado pré-diabetes. Por outro lado, se o exame de glicemia de jejum apesenta um nível superior à 126 mg/dL, há o diagnóstico de diabetes.

Qual hormônio gera hipoglicemia?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que promove a entrada da glicose nas células. Quando há muita insulina no sangue, muita glicose entra nas células e pouca permanece na corrente sanguínea, o que caracteriza a hipoglicemia.