Uma das maneiras possíveis de criar um diário emocional é a seguinte: desenhar quatro colunas que terão como título as palavras situação, emoção, resposta e sugestões. Vejamos como funciona.
Diário é um caderno, geralmente de caráter íntimo, onde se fazem anotações que contêm uma narrativa manuscrita, geralmente diária de experiências pessoais que é organizada pela data de entrada das informações. Um diário pessoal pode incluir experiências de uma pessoa e/ou pensamentos, sentimentos e segredos.
O Diário é um gênero de texto pessoal em que uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, desejos, sentimentos, acontecimentos e fatos do cotidiano. ... Além dos diários pessoais, podemos incluir na mesma categoria os diários de viagem, que relatam experiências sobre determinado passeio.
Geralmente, um diário é formado pelas seguintes partes: vocativo, data, desenvolvimento e assinatura. É bastante comum iniciar o texto com o vocativo “Meu querido diário”, pois não será direcionado a uma pessoa específica.
Para começar a escrever um diário, inicie a primeira entrada com data, hora e, opcionalmente, local. Por exemplo, você pode começar com "segunda-feira, 1 de janeiro, 13:00, Minha cama". Em seguida, se quiser, escreva uma saudação.
Uma descrição cuidadosa do fato, da data e do lugar em ocorreu. Use palavras. que mostrem as características do lugar ou das pessoas de que tratam no texto. Registre suas impressões pessoais sobre o fato, seus sentimentos.
O diário é, antes de tudo, uma forma de refletir sobre seus problemas, sobre os limites que a vida lhe impõe. Trata-se, portanto, de um exercício de autoconhecimento; ali você faz o retrato da sua vida psicológica. 2. Escrever um diário despertará sua autoconfiança.
Como fazer um diário com cadeado
10 dicas para preencher a primeira página do caderno
3) Sugestões de partes do caderno (categorias):
Como fazer um desejo se tornar realidade