É quando um termo retoma outro no texto, fazendo uma substituição de palavras, com isso, o texto fica mais claro e melhor redigido.
A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem. O termo que indica a entidade ou situação a que o falante se refere é chamado de referente.
Termos anafóricos O pronome oblíquo o é um pronome anafórico porque faz referência ao termo Pedro, anteriormente apresentado. A veterinária já vacinou quarenta cães hoje. Ela está cansada. O pronome pessoal reto ela é um pronome anafórico porque faz referência ao termo veterinária, anteriormente apresentado.
Na anáfora associativa, o termo referente não representa a mesma entidade que o termo a que se refere, por isso não podemos chamar este último de antecedente.
A anáfora indireta é um caso de referência textual, uma vez que, no processo discursivo, os interlocutores constroem referentes de acordo com sua intenção e o contexto em que estão inseridos.
Identificamos a Anáfora nos termos repetidos no começo dos versos. Se revelam através da repetição dos termos “ora” e “caranguejo”. Vale observar que esta figura de construção e sintaxe é caracterizada pela presença de repetição sempre no início dos versos.
A anáfora é uma figura de linguagem que está intimamente relacionada com a construção sintática do texto. Por esse motivo, ela é chamada de figura de sintaxe. A anáfora ocorre por meio da repetição de termos no começo das frases (ou dos versos).
O pleonasmo é uma figura ou um vício de linguagem que acrescenta uma informação desnecessária ao discurso, seja de maneira intencional ou não. Do Latim, o termo “pleonasmo” significa superabundância.
Os vícios de linguagem podem ser classificados como: barbarismo, arcaísmo, neologismo, solecismo, ambiguidade, cacófato, eco e pleonasmo. Vícios de Linguagem são alterações defeituosas das normas da língua padrão, provocadas por ignorância, descuido ou descaso por parte do falante.
Solecismo
Dentre exemplos de frases com pleonasmo pode - se citar: " Vamos subir lá em cima". "Vamos descer lá para baixo". ... Nesse sentido, o pleonasmo pode ser visto como uma ideia redundante, ou seja, algo que já é explicito porém é falado novamente.