É uma estrutura em forma de saco ou vesícula, ligada a parte posterior do intestino do embrião. Assim como o saco vitelínico, o alantoide é formado pela mesoderme e endoderme, e ocorre nos répteis, aves e mamíferos. A principal função do alantoide é remover e armazenar excretas produzidas pelo metabolismo do embrião.
O período fetal começa nove semanas após a fertilização e termina com o nascimento. Ele caracteriza-se por um rápido crescimento corporal e pela diferenciação dos sistemas de órgão. Uma mudança óbvia é a diminuição relativa do ritmo de crescimento da cabeça em comparação com o resto do corpo.
FASE EMBRIONÁRIA: 2 a 8 semanas desenvolvem-se nesta fase ocorre a formação dos órgãos e os principais sistemas corporais. FASE FETAL: 8 semanas até o nascimento, surgimento e funcionamento das estruturas corporais. O crescimento dentro do útero é muito pequeno.
O período fetal inicia-se a partir da 10ª semana pós-concepção e vai até o nascimento. Nessa etapa o bebê será chamado de feto e os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento, até se apresentarem em plenas condições de funcionamento no final da gestação.
O período embrionário é representado pela fecundação até o inicio da diferenciação do embrião, a partir desse momento o embrião passa a ser um feto. O período fetal começa a partir da nona semana, que é quando ele já possui um formato mais humano, alguns órgãos e um corpo razoavelmente bem definido como humano.
Entre a quarta e a oitava semana os três folhetos germinativos diferenciam-se em órgãos e o embrião já tem forma humana. Este é o período mais crítico, pois pode haver malformações caso aconteça algum distúrbio.