O financiamento do componente básico da Assistência Farmacêutica destina- se à aquisição de medicamentos e insumos da assistência farmacêutica, por meio de transferências de recursos financeiros aos Estados e/ou Municípios ou pela aquisição centralizada de medicamentos pelo Ministério da Saúde (MS).
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA A ação “Promoção da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos na Atenção Básica em Saúde”, também conhecida como Farmácia Básica, tem por objetivo promover o acesso da população a medicamentos e a insumos estratégicos.
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) promove ao cidadão acesso a medicamentos e insumos para o tratamento dos principais problemas de saúde e programas da Atenção Primária. Esses itens estão elencados nos anexos I e IV da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename.
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Deve ser um instrumento mestre para as ações de assistência farmacêutica no SUS.
A Rename se divide em cinco categorias: básico; estratégico; especializado; insumos; e hospitalar. Essa organização considera o financiamento e a responsabilidade dos entes federativos na aquisição. No Componente Básico da assistência farmacêutica, o financiamento é tripartite.
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Deve ser um instrumento mestre para as ações de assistência farmacêutica no SUS.
Parte (A) O estudante deve considerar que as atualizações do RENAME são necessárias para excluir, incluir ou atualizar os medicamentos utilizados nos tratamentos das doenças, consideradas prioridades epidemiológicas e que refletem necessidades coletivas, baseados nas evidências clínicas.
2º A RENASES é o conjunto de ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde oferecidos pelo SUS à população para atender à integralidade da assistência à saúde.
31. XR (Extended Release – Liberação Estendida) ou XL: A liberação estendida tem como objetivo manter a liberação do fármaco por um período maior de tempo. Neste tipo, a liberação é suficientemente lenta para que seja possível estender o intervalo entre as doses por duas vezes ou mais.
CD (Controlled Diffusion): controle da liberação do princípio ativo.
Diamicron® MR é um medicamento que reduz os níveis sanguíneos de açúcar (agente antidiabético oral da classe das sulfonilureias).
SID = 1 vez ao dia. BID = 2 vezes ao dia. Prescrição e administração sob orientação do médico-veterinário. Consulte sempre a bula.