Veja só:
Os principais objetivos da fixação são: -Inibir ou interromper a autólise tecidual; -Coagular ou endurecer o tecido e tornar difusíveis as substâncias insolúveis; ... Os fixadores podem atuar como agentes desnaturantes ou como estabilizadores, formando pontes com as moléculas vizinhas.
Colocar uma pequena gota de sangue próxima a uma das extremidades da lâmina. Com o auxílio de outra lâmina, colocar a gota de sangue em contato com sua borda. Para isso a lâmina extensora deve fazer um movimento para trás tocando a gota com o dorso em um ângulo 45°.
Confecção da lâmina histológica. Na confecção de uma lâmina, é necessário que o tecido seja finamente fatiado, processo chamado de corte histológico. Em seguida, passa-se para a etapa de fixação cujas finalidades envolvem: (1) Evitar a digestão dos tecidos por enzimas existentes nas próprias células (autólise).
Preparo da lâmina:
Como o espermograma é feito A coleta é feita através da masturbação, para tanto os laboratórios fornecem estímulos visuais: como filmes e revistas. Na hora da coleta, é muito importante que o paciente ejacule dentro do frasco e não faça uso de lubrificantes, pois essas condições interferem no resultado do exame.
Caso ela não ocorra em até 60 minutos, classifica-se a liquefação como “incompleta”, podendo ter ocorrido alterações prostáticas. Amostras normalmente liquefeitas podem conter corpúsculos gelatinosos que não se dissolvem; estes não apresentam nenhum significado clínico.
Azoospermia significa ausência de espermatozoides no sêmen. Ela é diagnosticada no espermograma, exame que analisa o líquido ejaculado pelo homem e verifica não só a presença de espermatozoides, como também sua qualidade, avaliando a fertilidade do homem.
Como entender o resultado
A aglutinação espermática é quando os espermatozoides ficam presos uns aos outros. Geralmente isso é decorrente da presença de anticorpos anti-espermatozoides. É um problema imunológico em que seu organismo ataca os próprios espermatozóides e atrapalha a função reprodutiva.
Como Interpretar o Exame de Espermograma? A primeira coisa a ser analisada no exame de espermograma é o volume. O volume aceitável é maior que 1,5ml, cerca de 1 colher de sopa de sêmen. O seguinte é a coloração do sêmen que pode ser de diversas colorações, mas o desejável é o branco opalescente.
O espermograma normal A concentração deve ser superior a 15 milhões por ml e uma concentração total acima de 39 milhões no ejaculado.
Nos casos que a infertilidade masculina apresenta sinais, eles são:
O que fazer: Nesses casos, o tratamento deve ser indicado pelo urologista e consiste no uso de medicamentos que favorecem a saída do sêmen, como efedrina ou fenilpropanolamina. No entanto, quando o tratamento medicamento não funciona, pode ser necessário fazer coleta de espermatozoides e inseminação artificial.
O que prejudica a gravidez: fatores psicológicos O estresse e a ansiedade são dois dos principais fatores psicológicos que podem dificultar a concepção natural ou por meio de reprodução humana.
Diversos exames com diferentes graus de complexidade podem detectar os fatores que causam a infertilidade, por exemplo: ultrassonografia pélvica e transvaginal, ressonância magnética, histerossalpingografia, videohisteroscopia, dosagens hormonais, espermograma e cariótipo.
A ultrassonografia transvaginal é utilizada em diversos momentos no processo de diagnosticar infertilidade feminina. Por de ser um exame de imagem bastante completo, ele é usado rotineiramente para avaliar a saúde dos órgãos reprodutivos, como útero, ovários e trompas.
Os exames normalmente indicados para avaliar a infertilidade do casal são:
Outro exame bastante utilizado pelos médicos para verificar a reserva ovariana é o ultrassom transvaginal, um exame de imagem que deve ser feito nos primeiros dias do ciclo menstrual e permite saber quantos folículos a mulher ainda possui. Menos de dez indica baixa reserva; mais de 20, alta.
O teste de compatibilidade genética é feito através de um exame de sangue que, preferencialmente, deve ser realizado tanto pelo homem quanto pela mulher.
O chamado teste genético pré-concepcional de compatibilidade pode custar até R$ 5 mil em laboratórios privados, feito por meio de uma coleta de sangue e com resultado em até 20 dias.
Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.
Um deles é o caso da incompatibilidade genética, que longe de significar que o casal é incompatível, é um termo utilizado para sinalizar a existência de um risco elevado da manifestação de uma doença de herança autossômica recessiva.