Articuladores textuais, ou marcadores discursivos, são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios, preposições, envolvidas na construção do sentido do texto.
Uma marca temporal, estampa de tempo ou timestamp é uma cadeia de caracteres denotando a hora ou data que certo evento ocorreu. A cadeia é geralmente apresentada num formato consistente, permitindo fácil comparação entre duas marcas temporais distintas.
Marcadores temporais irá situar o leitor/receptor no presente, no passado ou no futuro... e os Espaciais é como o próprio nome já indica ele menciona o tempo como: abaixo de, em outro lugar, imediação e todos outros sinônimos e antônimos.
Na língua portuguesa, os marcadores temporais, são aqueles utilizados na escrita para apresentar expressões que fornecem ao leitor a noção de tempo ou passagem do tempo. Deste modo, alguns exemplos são: Os substantivos indicando os meses ou uma data; ... E por fim, os advérbios de tempo, como "amanhã", por exemplo.
São as palavras no texto que informam onde a história acontece. Podem ser os advérbios (onde, ali, aqui), locuções adverbiais ou nomes de lugares.
Heller (1991) considera que seis aspectos temporais do cotidiano são: irreversibilidade, tempo vivido, limite distribuição, ritmo e momento oportuno.
Segundo Farias (2005), toadas são as músicas compostas para a apresentação dos Bois-Bumbás, estas versam de acordo com o tema escolhido pela agremiação folclórica para o Festival de Parintins, contendo assuntos sobre a região Amazônica.
A importância e complexidade assumida pela temática indígena, no interior da festa do Boi-bumbá, pode ser assumida como a reafirmação de sua importância na formação social e cultural cabocla da região norte e também na construção de identidade amazônica para a festa.
É também conhecido como o “Boi do Povão”, “Boi da Paixão” e “Boi da Promessa”. O nome Garantido, com o qual Lindolfo batizou seu boi, deriva das batalhas de rua que tiveram seu auge nos anos 1950 e 1960. As batalhas eram encontros entre os bois, que surgiram na ilha de Parintins, por volta dos anos 1920 e 1930.
O festival acontece nas três últimas noites do mês de junho, e organiza-se em torno da competição entre dois grupos de Bois: Boi Garantido, boi branco com o coração vermelho na testa, cujas cores emblemáticas são o vermelho e o branco; e Boi Caprichoso, boi preto com a estrela azul na testa, cujas cores são o preto e o ...
A festa acontece em junho no bumbódromo, um tipo de estádio com capacidade para 35 mil pessoas e que tem o formato de uma cabeça de boi. A festa dura três noites, o Boi Garantido (de cor vermelha) e o Boi Caprichoso (de cor azul) fazem as suas apresentações.
A dança folclórica do bumba meu boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios.
Decidida décimo a décimo, o boi Garantido conquistou 1258,4 pontos, enquanto o boi Caprichoso obteve 1257,6 pontos. ... Agora, o Boi da Baixa de São José possui 32 títulos e o Caprichoso, que levou a Arena de Parintins a temática “Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis”, segue com 24 títulos.
Boi Bumbá Garantido