No ponto de máximo da função obtiveram-se a densidade do solo máxima (Dmax) e a umidade crítica de compactação (Uc) através das expressões: Dmax = - b/2a e Uc = - (b2 – 4ac)/4a , em que a, b e c são os coeficientes de ajustes das equações (Dias Junior & Miranda, 2000).
1000 litros
Para as plantas terrestres, o solo é o reservatório natural de água. ... A água está presente no solo sob diferentes formas. Uma pequena fração está quimicamente ligada às partículas do solo, formando uma película líquida que é a ÁGUA HIGROSCÓPICA, inclusive não utilizada pela planta.
Em solo úmido, a maior parte da água é retida nos poros maiores ou como filmes espessos de água envolvendo as partículas. Assim, a maioria das moléculas de água em um solo úmido não estão muito próximas da superfície das partículas e, desse modo, não são fortemente retidas pelos sólidos do solo (matriz).
A textura de um solo determina a capacidade de retenção de água. Um solo com textura arenosa apresenta menor superfície específica e, consequentemente, menor retenção de água, enquanto um solo com textura argilosa apresenta maior superfície específica e maior retenção de água.
argiloso
Em areia ou em um solo arenoso, ocorre infiltração mais rápida e pouca retenção da água devido ao espaço poroso (predomínio de macroporos), que permite a drenagem livre da água do solo. Esses solos são, por natureza, mais secos porque retém pouca água.