Um Alongamento Passivo Estático é toda uma ação que provoca distanciamento das inserções musculares por meio de uma força externa até à obtenção da amplitude articular máxima (Freitas,2010) que, ao encontrar o limite, mantém-se num período de 20 a 30 segundos durante 2 / 3 repetições.
Alongamento passivo é um alongamento que é feito com ajuda de forças externas,que podem ser com uma pessoa ou com aparelhos como faixas elásticas,bastões e bolas.
Existe o alongamento passivo e o ativo. É feito com a ajuda de forças externas, que podem ser uma outra pessoa ou aparelhos (faixas elásticas, bastões, bolas). É o mais comum, onde a pessoa realiza sozinha o alongamento, através de movimentos voluntários.
Alongamentos ativos Permitem ao próprio corpo ganhar flexibilidade. Ideais para o aquecimento antes da atividade. Aumentam o fluxo sanguíneo e melhoram o seu rendimento nas primeiras fases da atividade física.
Ativo. Compreende exercícios de alongamento em que um indivíduo assume uma posição alongada utilizando somente a contração dos músculos agonistas do movimento. Nos exercícios ativo-estáticos o indivíduo alcança e mantém esta posição sem nenhuma ajuda além da própria contração.
Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.
√ Se você for realizar algum tipo de exercício que exige força (alongamentos estáticos). √ Se sente dor ou tem um estiramento muscular. Um pouco de exercício cardiorrespiratório leve, como caminhar, trará uma sensação de alivio temporária sem comprometer ainda mais as fibras musculares.
O alongamento dinâmico é uma forma de exercício que trabalha a flexibilidade de forma mais eficiente, pois explora a capacidade de ativamente levar cada articulação ao seu ponto de máxima amplitude, por meio da utilização de todos os músculos envolvidos naquele movimento.
Tipos de alongamento Como vimos, alongamentos são exercícios que melhoram a flexibilidade muscular. Para isso, são utilizadas diferentes técnicas: alongamentos estático, dinâmico, isométrico e passivo. Na técnica de alongamento dinâmico, os exercícios são realizados com movimento.
Seus benefícios são:
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.
É de extrema importância, fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.
Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.
O especialista relata que a falta de alongamento pode até provocar problemas mais sérios em ossos e músculos, tanto em atletas como pessoas sedentárias.
Após o treino deve ser efetuado moderadamente. O organismo aquecido pelo treino, perde a sensibilidade e pode ocorrer que o exercício do alongamento ultrapasse o limite, aparecendo a lesão após o corpo esfriar (lesão tardia), a maioria das vezes é mais severa do que quando ocorre durante o exercício.
Melhora a flexibilidade e previne lesões Trata-se de um efeito proporcional à frequência com que se faz os alongamentos: quanto mais o fizer, mais flexibilidade terá. Na prática, e a médio prazo, vai também ajudar a fazer exercício de forma mais eficaz e a prevenir lesões e dores musculares.
NÃO… DE FORMA ALGUMA! O que recomenda-se é fazer os alongamentos no final da sessão de musculação (e não no início, como advogam alguns). Com isso, você pode relaxar a musculatura que foi utilizada e favorecer a recuperação para o próximo treino.
A realização do alongamento no término do gesto esportivo tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, ou se realizado diariamente e por um longo período, favorecer o aumento do número de sarcômeros e, consequentemente, proporcionar um ganho de flexibilidade.