São considerados animais noturnos aqueles que se apresentam ativos durante a noite e que repousam durante o dia. Apesar de a luz do dia conferir certa facilidade para os animais realizarem suas tarefas, o hábito noturno se torna vantajoso por uma série de fatores.
Dia: Camaleão, Galinha, Abelha. Noite: Morcego, Coruja, Gambá.
O voo silencioso se deve às penas macias para aproximar-se de suas presas sem serem percebidas. E as vocalizações lúgubres são para comunicar-se com outros indivíduos de sua espécie ou espantar competidores do território.
O olho da coruja se tornou alongado através do desenvolvimento do enorme alargamento da córnea, pupilas e cristalino, que permite maior entrada de luz para uma maior retina, assim as corujas podem localizar suas presas numa distância maior.
Manter a higiene em casa e não acumular lixo, entulho ou outros objetos no quintal ou ambientes externos são atitudes importantes para evitar que eles se tornem abrigo para animais peçonhentos, pragas e insetos transmissores de doenças.
Estes insetos, muitas vezes, são responsáveis pela perda total em armazéns de todo o mundo. O besouro-castanho ataca todos os tipos de cereais moídos, como farelo, rações, farinhas, fubá e grãos quebrados, além de raízes de gengibre, frutos secos, chocolate, nozes, grãos de leguminosas.
- Manejo adotado pelos produtores de goiaba Para o gorgulho (Conotrachelus psidii), utiliza- se o Inseticida Folidol®. Para controle de besouro amarelo, o produtor utiliza o inseticida Provado®, que também é indicado para o Psilídeo que estava muito presente na área.