Distância Sensora Nominal (Sn): É a distância sensora teórica, a qual utiliza um alvo padrão como acionador e não considera as variações causadas pela industrialização, temperatura de operação e tensão de alimentação. É o valor em que os sensores de proximidade são especificados.
Os sensores capacitivos possuem ajuste de sensibilidade, que devem ser operados com uma chave de fenda adequada. Cuidado! O ajuste da sensibilidade do sensor deve ser feito de forma cuidadosa e não gire em falso o potenciômetro, pois poderá danificar permanentemente o sensor.
Em um sensor tipo PNP, (a) e (c) na Figura 1, a carga é conectada ao sensor e ao polo negativo da alimentaçñao. Isto porque como vimos, neste caso, o sensor sempre fornecerá energia para a carga (Source). Em um sensor tipo NPN, (b) e (d) na Figura 1, a carga é conectada ao sensor e ao polo positivo da alimentaçñao.
Assim, se o sinal de saída do sensor for NPN, você deve ligar a carga entre os fios marrom e preto (obedecendo a polaridade da carga). Já se for um sensor com saída PNP, você deve conectar a carga entre os fios azul e preto (obedecendo a polaridade da carga).
Como é o funcionamento do Sensor NAMUR? ... Por não possuírem estágio de saída os sensores NAMUR necessitam de um amplificador externo que detecta a variação de corrente entre 3mA e 1mA, podendo acionar um transistor para comutação de cargas de potência.
O princípio de funcionamento do sensor indutivo se dá a partir do um campo eletromagnético variável que é gerado pelo oscilador em conjunto com a bobina na extremidade do dispositivo. ... Com a indução no metal, ocorre uma diminuição na energia do campo e, consequentemente na amplitude do sinal proveniente do oscilador.
Os sensores indutivos são dispositivos capazes de detectar a presença de objetos metálicos a distâncias curtas. COMPOSIÇÃO: Os sensores indutivos são compostos por um núcleo de ferrite, envolvido por uma bobina. Esse núcleo cria um campo magnético de alta frequência que identificará quando o metal estiver próximo.
Na sua forma mais simples, o sensor Hall funciona como um transdutor analógico que retorna diretamente um valor de tensão. Com um campo magnético conhecido, pode-se determinar sua distância até a placa Hall. ... A eletricidade transmitida por um condutor irá produzir um campo magnético que varia com a corrente.
O transdutor é um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro. ... Um exemplo de transdutor é o microfone, que transforma energia sonora em sinal elétrico. Outro exemplo é o alto-falante, que funciona de forma inversa ao microfone, convertendo sinais elétricos em energia sonora.
Todos eles são basicamente formados por uma parte eletrônica (transmite o sinal elétrico e processa o sinal recebido de volta) e um transdutor (converte o sinal elétrico em ultra-som e no retorno converte o ultra-som de volta em sinal elétrico). ...
Há sensores de pressão, sensores de nível, sensores de vazão e sensores de temperatura. Dentre os tipos mais comuns também estão os ultrassônicos, magnéticos, fotoelétricos, capacitivos e os indutivos. De acordo com especialistas, a cada ano, surgem sensores mais modernos para uso em uma infinidade industriais.
Sensores Discretos: seu sinal elétrico de saída são do tipo 0-1, “on”-”off”, isto é, binárias. São utilizados para detecção de eventos, por exemplo, chegada de um objeto a uma posição, um nível de um fluído a um valor etc.
Sensores robóticos são usados para estimar a condição e o ambiente de um robô. Esses sinais são passados para um controlador para ativar o comportamento apropriado. Sensores em robôs são baseados nas funções dos órgãos sensoriais humanos.
Os sensores resistivos são aqueles que em circuitos comportam-se como resistores, mas, devido a certas propriedades físicas ou químicas, variam o valor de sua resistência de acordo com certas características, como luminosidade ou temperatura. ... Dentre eles, podemos destacar o acelerômetro e o sensor de umidade.