O termo diácono (do grego antigo διάκονος, "ministro", "servo", "ajudante") é aplicado aos clérigos de igrejas de origem cristãs, nas suas várias denominações. A forma feminina chama-se diaconisa. Dependendo da tradição denominacional, o diácono pode ser permanente ou um estágio para a ordenação presbiterial.
Evangelho segundo Marcos
Quando o homem endurece o coração, Deus continua a falar-lhe, mas o homem não pode ouvir. A morte não é o fim, mas o começo de uma nova dimensão de vida - a vida eterna (...) Pela sua ressurreição de entre os mortos, Jesus demonstrou que existe vida após a morte. ... Não existe nada de errado com homens possuírem riquezas.
Os requisitos mínimos para que um fiel da Igreja Católica se torne padre são: ter pelo menos 25 anos de idade; ser do sexo masculino; ter cursado teologia em alguma faculdade autorizada pelo bispo e na maioria dos casos também filosofia; ter sido ordenado diácono; ser solteiro e assim desejar permanecer por toda a vida ...
São necessários anos de estudo para ser ordenado padre. Os requisitos podem variar de acordo com os preceitos de cada comunidade cristã. Geralmente, quem quer virar padre precisa frequentar um seminário e estudar Filosofia e Teologia.