Ordem sintática É aquela dos termos sintáticos do período, entendido este como grupo de termos sintáticos inter-relacionados. A ordem sintática é determinada: pela gramática, da qual resultam ordens gramaticais e agramaticais.
O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.
Conhecer a classificação do sujeito é imprescindível para uma boa análise sintática: Ele poderá ser simples, composto, elíptico ou indeterminado. Para uma boa análise sintática, é preciso antes identificar os termos constituintes da oração.
Uma dúvida recorrente é como diferenciar uma oração sem sujeito de uma com sujeito indeterminado. ... A oração com sujeito indeterminado possui sim sujeito, porém não é possível ou não há o desejo de determiná-lo. O caso mais recorrente é com o uso da 3ª pessoa do plural.
Verificado por especialistas A) "falaram mal de você" - o sujeito é INDETERMINADO, ou seja, existe um sujeito mas n sabemos específicamente quem é. ... portanto, sujeito simples: a noite. Núcleo do sujeito: Noite.
"Faz dez anos que cheguei aqui." a)Sujeito indeterminado.
Quando há mais de um núcleo o sujeito é denominado composto.
Exemplo: Os tigres e os rinocerontes estão ameaçados de extinção. Núcleos do sujeito: "tigres" e "rinocerontes". c) Oculto, elíptico ou desinencial: caso não esteja expresso na oração, mas possa ser identificado pela terminação (ou desinência) do verbo.