Papiledema é o inchaço do disco óptico que é causado por uma pressão intracraniana aumentada. O inchaço é geralmente bilateral e pode ocorrer em um período de horas a semanas. A denominação papiledema é frequentemente usada, de forma errônea, como sinônimo de edema de papila.
O exame OCT ou tomografia de coerência óptica é capaz de capturar imagens do fundo do olho (segmento posterior ocular). É nessa região onde torna-se possível diagnosticar doenças como a Retinopatia Diabética e o Edema Macular, por exemplo, que abordaremos em seguida.
O paciente é posicionado sentado em frente ao aparelho, com o rosto virado para ele. Não há contato direto com o olho do paciente. O aparelho emite um feixe de luz com intensidade próxima ao infravermelho (não causa desconforto), que capta as imagens em corte das estruturas oculares.
CEMA Hospital - Tomografia de Coerência Óptica (OCT) Stratus.
O Pentacam é um tomógrafo por método Scheimpflug, tem a função de fazer o mapeamento completo da córnea: curvatura, espessura e elevações, além de medir a profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano, fornecendo imagens tomográficas do segmento anterior.
Como é feito o exame de mapeamento de retina? Para realizar esse exame, o oftalmologista utiliza um equipamento chamado oftalmoscópio indireto. Esse aparelho incide uma luz no olho do paciente que, previamente, terá a pupila dilatada por meio de colírios.
O tempo do exame dura em média 5 minutos, mas o paciente precisa se dirigir à clínica oftalmológica com pelo menos 40 minutos de antecedência para passar pelo processo de dilatação dos olhos.
O mapeamento de retina, também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame em que o oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento.
Como é feito o exame do MAPA? É um exame muito simples, que consiste apenas na instalação do equipamento no braço do paciente, onde permanecerá por 24 horas. Após esse período, o paciente deverá retornar ao laboratório para retirar o aparelho de monitoramento.
A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino (lente natural dos olhos). Com o passar do tempo, o cristalino vai perdendo a transparência, interferindo na visão. A pessoa com a doença tem a visão nublada, o que torna mais difícil tarefas como ler, escrever e dirigir.
Uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias.
Clarvisol® é indicado para o tratamento e prevenção do progresso da catarata. Também é indicado no pós-operatório das cirurgias extracapsulares da catarata, isto é, naquelas em que ficaram resíduos do cristalino após o ato cirúrgico e na terapêutica das cataratas traumáticas.