Na década de 1920, as classes médias urbanas brasileiras eram formadas principalmente por comerciantes, funcionários públicos e profissionais liberais Ao alcançar maior poder aquisitivo, elas começaram a reivindicar maior participação política, colaborando com o enfraquecimento do poder oligárquico.
Segundo ele, o século XX foi marcado como a Era dos Extremos devido aos acontecimentos drásticos que vão marcar o período como um todo: Primeira Guerra Mundial, Crise de 1929, ascensão dos nazifascismos, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, fragmentação da União Soviética etc.
O século 20 começou com o Brasil em recuperação econômica, adotando um modelo agrário, fortemente sustentado com exportação de café, borracha, algodão e cacau. Os Estados Unidos substituíram a Grã-Bretanha como a maior potência econômica do Planeta. 1902 - Rodrigues Alves tomou posse como Presidente da República.
O maior acontecimento no seculo XX foi sem duvidas a Segunda Guerra Mundial, evento que mostrou ao mundo as atrocidades do Nazismo e outros regimes totalitários fascistas.
24 de agosto 3- Revolução Hungara, 1919. 14 de setembro 5- Guerra Civil Espanhola, 1936-1939. ... 26 de outubro 10- Revolução Argelina, 1954-1962. 9 de novembro 11- Revolução Vietnamita, 1936-1975.
Veja abaixo a lista com algumas das maiores invenções do século XX.
Logo nas primeiras décadas do século XX o mundo viveu duas Guerras Mundiais, que levaram a milhões de mortes. Os conflitos se relacionam a crescentes tensões frutos das Revoluções Industrial e do Imperialismo, assim como do crescente nacionalismo vivenciado na Europa do Século XIX.
século XX foi marcado por um período de mudanças. Com invenções como a lâmpada, o automóvel e o telefone no final do século anterior, a qualidade de vida aumentou para muitos. Juntamente com tais progressos tecnológicos, ninguém podia ter esperado quais mudanças 100 anos teriam no mundo político.
Forças paradoxais de emancipação e reclusão se fazem presentes no final do século XX: a família resguardada, mas não mais nuclear, pois o marido e a mulher estão fora de casa trabalhando e terceiros fazem as vezes domésticas; e a moradia, embora mais fechada, se abre para as mudanças da empregabilidade (terceirização, ...
O que foi o Século XIX: Foi uma fase de inúmeras mudanças na história mundial, marcada por revoluções, descobertas, críticas e inovações. No século XIX ocorreram muitos conflitos e revoluções que marcaram a história mundial e a história do Brasil, como a Revolução de 1848 e a Proclamação da República no Brasil em 1889.
os avanços nas tecnologias, a industrialização, transformações no comércio,o automóvel que passa ser de presença constante no país,Quanto ao consumo, o aumento e a diversificação de mercadorias oferecidas, possibilitaram sua especialização, segmentação e individualização, isto é, a produção passou a colocar no mercado, ...
A cultura brasileira, e de todo o resto do mundo, sofreu grandes influências das novas tecnologias de comunicação e transporte, que facilitaram a comunicação e troca de informação e culturas entre os diferentes povos, isso ocorreu com grande intensidade no Brasil, um país altamente miscigenado.
as mudanças ocorreram muito rápida. mudança de transporte= de animal para automóveis. comunicação=de cartas para aparelhos eletrônicos. medicina=avanço científico.
Resposta. Resposta: raízes indígenas, negras e lusitanas.
A rica diversidade cultural brasileira, uma marca do país, é fruto da mescla das raízes indígenas, negras e lusitanas. Mas o Brasil moderno também é resultado da importante contribuição dos imigrantes italianos, franceses, alemães, espanhóis e árabes, entre outros povos fundamentais para a formação do país.
Quando nos referimos ao termo raízes culturais estamos nos referindo à história da construção dos elementos culturais ou das manifestações culturais de uma região. Podemos considerar que as raízes culturais são à base de tudo, o alicerce de uma cultura. São os tijolos da construção histórica cultural de um povo.
“Raízes fixam, carregam a seiva, levam ao passado. Ajudam a ficar de pé, injetando energia para construir um presente. Elas são a força que nutrem nossos sonhos e projetos. Explorar, encontrar e estar consciente da fragilidade de nossas raízes é fundamental.
O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.