Dessensibilização é a primeira medida no tratamento da dor. O procedimento odontológico mais utilizado, por dentistas, para eliminar ou minimizar a dor associada a dentes sensíveis é a aplicação de agentes dessensibilizantes diretamente sobre os dentes.
Várias formas de tratamento para sensibilidade dos dentes têm sido usadas para proporcionar alívio, tal como a aplicação tópica de flúor, enxaguantes bucais fluoretados, uso de adesivos e selantes dentinários, aplicações de laser, dentifrícios de dessensibilização, recobrimento da área radicular exposta com ...
Usar um gel ou creme dental indicado para a sensibilidade dentária. Escovar os dentes suavemente com uma escova dental de cerdas macias e água morna. Mudar a dieta, evitando alimentos quentes ou frios por um ou dois dias depois do branqueamento. Evitar o uso excessivo de tratamentos branqueadores em casa.
Apenas nas situações de hipersensibilidade aguda que o tratamento não é indicado. Mas, pacientes em quadros de sensibilidade controlada, podem sim clarear os dentes em casa. Para isso, ainda assim é muito importante o acompanhamento de um profissional.
Segundo o profissional, a sensibilidade acontece devido a abertura dos poros do esmalte, causada pela ação dos clareadores. Dessa maneira, a dentina, região com nervos, fica exposta e mais sensível.
“O gel clareador penetra pelo esmalte indo em direção aos canalículos dentinários, ou seja, o tecido logo abaixo do esmalte dentário”, explica ele. Acontece que essa área está repleta nervos, sendo todos bem sensíveis. Assim, qualquer sensação extrema provocar uma dor bem grande.
Para evitar que esse tipo de situação aconteça, o dentista orienta: “A moldeira deve estar bem adaptada, para que não machucar a gengiva e não ocorrer extravasamento do material clareador para outras partes da boca.” Mas vale lembrar que muitas vezes a dor também pode ser associada ao uso do gel clareador, como foi ...
O gel clareador deve ser utilizado diariamente pelo tempo indicado pelo seu dentista. Geralmente, quando utilizamos peróxido de carbamida, o tempo de uso é de 4 horas. Nesse caso, o paciente pode dormir com as moldeiras. Utilizando peróxido de hidrogênio, o tempo máximo de uso é de 1 hora e 30 minutos.
O mais indicado, de acordo com a profissional, é um mínimo de 2 sessões e o máximo de 4, esperando um intervalo mínimo de 1 semana entre esses procedimentos. Essa espera é necessária porque pode ocorrer alterações estruturais do esmalte e da dentina, inclusive, apresentando a diminuição da microdureza do esmalte.
Duração do clareamento dental De acordo com Vinícius, o efeito do clareamento dental permanece de um a três anos. Sendo assim, após esse período poderá ser realizado um tratamento de retoque do branqueamento.
Após a limpeza é aplicado o gel do clareamento. Uma sessão dura em média 45 minutos. Dependendo do paciente é necessário 2 ou 3 sessões de clareamento a laser para o melhor resultado.
O valor do clareamento caseiro normalmente custa aproximadamente de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 1.
O clareamento dental, ao contrário do que se imagina, não resulta em dentes mais brancos. Na verdade, o que acontece, é que os dentes ficam mais claros, recuperando, quando possível, a cor original.
Confira os melhores tipos de clareador dental de venda livre de prescrição disponíveis no Brasil:
Qual a diferença do Whiteness Perfect, do Whiteness Simple e do White Class (Todos são da fabricante FGM)? O White Simple é composto de peróxido de carbamida, possui mais agentes dessensibilizantes: fluoreto de sódio e Íons de potássio (menos sensibilidade no uso).