O feudalismo vem da fusão de duas cultura as:germânicas e as romanas. O elemento principal da cultura germânica era o comitatus (suserania e vassalagem). O elemento principal da cultura romana era o colonato (servilismo). Portanto, após a queda do Império Romano ocorreu o surgimento do modo de produção feudal.
O caráter auto-sustentável dos feudos perdeu espaço para uma economia mais integrada às trocas comerciais. Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais.
Resposta. Por essa razão, o uso de moedas tornou-se essencial, substituindo o escambo ou troca de mercadorias. Isso possibilitou o aparecimento das primeiras casas bancárias, responsáveis pelas operações de câmbio e empréstimos a juros.
Os três principais motivos da crise do sistema feudal foram a peste negra, o fim da possibilidade de expansão das terras, juntamente com o gradual renascimento do comércio na Europa, o que levou o continente a uma transição do modelo econômico.
O temor da invasão pela peste, no Brasil, confirmou- se quando, em outubro de 1899, a peste bubônica chegou ao porto de Santos. O segundo porto em importância no país, na cidade paulista de Santos, foi a porta de entrada da epidemia de peste, que assolou várias cidades brasileiras, no início do século XX.
A peste negra foi uma pandemia que se estendeu de 1347 a 1353 e causou a morte de 50 milhões de pessoas na Europa.
A doença era contraída a partir do contato humano com pulgas infectadas pela bactéria Yersinia pestis que estavam presentes em ratos. A peste manifestava-se de duas maneiras: ... A peste retornou para a Europa a partir de 1348 e foi trazida por navios genoveses para vários portos do continente europeu.