A Teoria dos Campos Conceituais visa fornecer quadros e alguns princípios para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem de competências complexas dos estudantes.
A teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud é uma teoria psicológica cognitivista que supõe que o núcleo do desenvolvimento cognitivo é a conceitualização do real (1996a, p. 118). É uma teoria psicológica de conceitos, na qual a conceitualização é considerada a pedra angular da cognição (1998, p.
GÉRARD VERGNAUD O resultado de muita pesquisa com estudantes, que nos leva a compreender como eles constroem conhecimentos matemáticos. Ela é fundamental para ensinar a disciplina, pois permite prever formas mais eficientes de trabalhar os conteúdos.
Vergnaud (1990; 1996) define o campo conceitual como um conjunto informal e heterogêneo de problemas, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, entrelaçados durante o processo de aquisição.
Os cálculos e as operações no campo aditivo pressupõem um trabalho conjunto das situações aditivas e subtrativas pela estreita conexão existente entre elas. O que vai determinar se a operação é de adição ou subtração é o lugar em que se coloca a incógnita.
Resposta: Separar. Explicação passo-a-passo: Soma, quer juntar as partes, subtração retirar ou diminuir.
As palavras que pode ser relacionadas são as de somar e retirar. Os números inteiros forma um conjunto que admite os números positivos e negativos, sendo assim a registração desse conjunto são os números decimais.
A subtração compreende o processo de retirar um número de outro, podemos relacionar a adição à palavras como "retirar", "subtrair", "remover", "decrescer" & "diminuir".
Em resumo:
A soma dos números inteiros opostos sempre será igual a zero. Isso porque os números inteiros são aqueles que envolve os número naturais mais os números negativos.
Sinais diferentes: conserve o sinal do maior número e subtraia. Regra do sinal: (+) + (–) = – → Esse menos indica que a operação a ser realizada é de subtração. (–) + (+) = – → Esse menos indica que a operação a ser realizada é de subtração.
Ao se somar dois números de sinais diferentes o sinal do maior módulo permanece; Ao se multiplicar dois números com mesmo sinal o resultado será positivo; Ao se multiplicar dois números de sinais opostos o resultado será negativo.
Ao se somar um número positivo com um número negativo, basta pegar o maior número, em módulo, e dele subtrair o módulo do menor número. Caso o maior número, em módulo, seja negativo, deve-se colocar um sinal negativo no resultado. Se o maior número for positivo, o resultado será positivo.
Para realizar uma divisão, devemos utilizar o chamado algoritmo de Euclides, ou seja, devemos imaginar um número (quociente) que, quando multiplicado com o divisor, seja igual ou se aproxime o máximo possível do dividendo. Caso você encontre um número cuja multiplicação seja igual ao dividendo, a divisão chega ao fim.
Como fazer “contas” de dividir com 2 algarismos Marcar no dividendo o menor número possível maior ou igual ao divisor.
Separe os três primeiros algarismos do dividendo e veja se é possível dividir pelos 3 da chave do divisor. Exemplo: 152 x 3|124 = 1=> 152 dividido por 124 = 1.
“Para que um número seja divisível pelo número primo 3, a soma dos algarismos deste número deve ser divisível por 3.” Para compreendermos melhor, vejamos um exemplo: vamos verificar se o número 234 é divisível por 3. A soma dos algarismos que constituem o número 234 é: 2+3+4 = 9.
No caso 6 (2008 x 6 = 12048, 2008 x 7 = 14056 não serve). Subtrai-se 12308 por 12048, que dá 260. Colocaremos 6 embaixo do 2º algarismo do divisor, e 260 embaixo do 12308 a partir do algarismo 3. * PASSO 6: Após colocar 260 embaixo de 12308 a partir do algarismo 3, baixaremos o nº 9, para ficar 2609.